EDUCAÇÃO - Professores do 5º ano da rede municipal de Aracruz irão participar do Concurso Nacional do JornalECO
O “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, inspirou a equipe do JornalEco – publicação de educação ambiental da Fibria Celulose S.A – a promover um concurso para professores do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais dos estados da Bahia, Espírito Santo (Aracruz e Conceição da Barra), Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O concurso, que evidencia a experiência pedagógica, neste ano abordará assuntos relacionados ao uso da água na escola e na comunidade, vindo justamente ao encontro do tema proposto pela ONU. O concurso será dividido em etapas que serão divulgadas e relembradas nas edições do “JornalEco do Professor”, que é uma publicação complementar distribuída aos educadores com sugestões de atividades e conteúdos complementares ao tema central.
Os professores terão um prazo de cinco meses - maio a outubro - para a execução do projeto, que é desenvolvido pelas escolas, possibilitando a aquisição de conhecimentos para promover uma maior compreensão sobre a água na escola e comunidade, além de trazer habilidades para identificar e resolver problemas socioambientais e motivar ações positivas para o ambiente. Os interessados devem inscrever seus pré-projetos sobre o tema até dia 15 de maio. Já a inscrição poderá ser feita no site do JornalEco - http://concursos.turmadoleleco.com.br/firstPhase -, até a próxima terça-feira (30/04), conforme formulário de inscrição.
Os trabalhos serão pré-selecionados pela comissão e os professores serão informados, por e-mail, se continuam na segunda fase. Nesta etapa, os participantes deverão desenvolver alguma experiência pedagógica relacionada ao ano comemorativo da ONU em sua escola, conforme estabelecido no edital, que também orienta em relação aos critérios de pontuação e premiação.
Para o secretário de Educação, da Prefeitura de Aracruz, Saulo Meilleres, esse concurso tem o objetivo de estimular os professores para aprimorá-los ao conhecimento ambiental e assim repassar o assunto para seus alunos que, consequentemente, levarão o tema para suas casas e famílias. O secretário também acredita que a questão da educação ambiental remete a um outro tema bastante comentado nos dias de hoje e que também é de extrema importância: a sustentabilidade. “A educação tem a prerrogativa de conscientizar e informar, além de gerar credibilidade. O fato de Aracruz participar deste concurso mostra o reconhecimento que nosso município tem perante a Fibria, uma empresa séria, que contribui na divulgação de informações de cunho ambiental”, comenta.
O JornalEco Trata-se de uma publicação bimestral de Educação Ambiental da Fibria, distribuído gratuitamente para escolas de ensino fundamental da rede municipal nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul. O JornalEco do Professor é uma publicação complementar distribuída aos educadores com sugestões de atividades e conteúdos complementares ao tema central do jornal. Juntamente com a Fibria, a equipe do JornalEco busca a sensibilização das pessoas para que tenham uma postura sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)
- Saúde Ambiental ganha destaque na 9ª Formação do PSE
- Saúde da Mulher: Prefeitura inicia oferta mensal de biópsias de mama
- Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são empossados para o período 2026/2027
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas