DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO – CRAS de Guaraná entrega certificados do curso de corte e costura
A prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), entregou nesta última sexta-feira (26/04) às 9h no distrito de Guaraná, os certificados do Curso Básico de Corte e Costura promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaraná. O curso formou dez alunas em duas turmas distintas, uma iniciada no dia 06/11/12 e concluída em 30/12/12 com 4 formandas, e outra iniciada no dia 19/02/13 e concluída em 11/04/13 com 6 formandas. Ele tem uma duração de 120 horas, das quais 96 horas são dedicadas às aulas práticas e outras 24 horas dedicadas à formação social.
O principal foco do curso, além de possibilitar uma formação social, é a inserção das formandas no mercado de trabalho e geração de renda. Há ainda a intenção de se criar uma cooperativa ou uma associação das costureiras com o intuito de facilitar a inserção delas no mercado.
A coordenadora local do CRAS de Guaraná, Gabriela Gomes Leal, explicou que existe uma certa dificuldade em inserir estas mulheres no mercado de trabalho e que este curso tenta suprir isso e também promover o aumento da renda. Ela afirma que Guaraná tem um grande dificuldade de inserir as mulheres no mercado em função da distância que o distrito se encontra da sede e de outros polos como Linhares. “Por meio deste curso, que já formou aproximadamente 80 mulheres no corte e costura, desde que teve sua primeira turma em 2007, será possível a geração de renda, pois elas poderão produzir roupas através da customização, ou seja, utilizando uma peça de roupa para produzir outra”, comenta.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi, que esteve presente na formação, parabenizou a equipe do CRAS e as alunas pela conclusão do curso e consequentemente a possibilidade de todas elas conseguirem uma ocupação, pois além delas terem uma maior oportunidade para desempenharem suas funções, este curso, com sua formação social, irá agregar novos valores a suas famílias. A formanda Josiane De Marchi por exemplo, mostrou-se interessada em dar prosseguimento ao que aprendeu, adquirindo máquinas de costura e abrindo uma confecção.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz