EDUCAÇÃO – Alunos da escola CMEI Sete Anões participam de passeata contra a dengue

Publicado em: 22 de maio de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Alunos da CMEI Sete Anões contra a dengue
EDUCAÇÃO – Alunos da escola CMEI Sete Anões participam de passeata contra a dengue

Aos gritos de “xô, xô, xô, mosquito do terror”, alunos do ensino infantil da escola municipal CMEI Sete Anões, participaram na manhã desta quarta-feira (22/05), de uma passeata nas ruas próximas à escola para promover a conscientização sobre os cuidados no combate à dengue.

 

Os alunos, que eram escoltados por uma viatura da patrulha escolar, usavam máscaras do mosquito transmissor e erguiam bandeirinhas que também continham imagens do Aedes Aegypti. Na companhia de alguns pais e professores, panfletos com recomendações eram entregues para orientar pacientes parentes e amigos.

 

Segundo a diretora da escola, Ilza Carvalho Fernandes, esta ação é a culminância do projeto “CMEI Sete Anões Contra a Dengue”, desenvolvida juntamente com a pedagoga Maria Salete Canuto e os professores da própria escola. De acordo com a diretora, a passeata teve o objetivo principal de conscientizar as próprias crianças para que elas possam adquirir o hábito de manter os locais limpos,e desta forma, impedir que os mosquitos possam se proliferar.

 

A diretora Ilza explicou que a realização desse projeto veio justamente com a necessidade de alertar os moradores do bairro Vila Nova, local onde se situa a escola, e que se encontra com grande incidência de casos de dengue. De acordo com o Centro de Controle de Zoonose da prefeitura de Aracruz, já foram notificados neste ano, 179 casos de pessoas com dengue, somente no referido bairro, sendo que deste total, 25 foram confirmados em laboratório. Já no município, 1.719 casos foram notificados até o último sábado (17/05). Uma outra passeata acontece na parte da tarde, das 15h às 16h, em ruas ainda não percorridas, para que seja ainda mais enfatizado os cuidados a serem seguidos.

 

Formas mais graves da doença

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Espírito Santo, os pacientes com maiores chances de desenvolverem as formas mais graves da doença são as mulheres gestantes, crianças menores de 10 anos, idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, portadores de artrite reumatoide, além de pessoas que fazem uso de corticoides ou outros imunossupressores.

 

A Secretaria ainda adverte para que caso a pessoa se encontre com os sintomas da dengue, ela não deve fazer uso de medicamentos que contenham ácido acetil salicílico ou derivados como AAS e aspirinas, por exemplo. Não existe tratamento específico para a doença e sim alguns cuidados indispensáveis como procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, ingerir muito água e ficar em repouso.

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: