DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO - CRAS de Guaraná promove palestra com o tema “Violência contra a Mulher”

Publicado em: 21 de maio de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A violência contra a mulher foi debatida pelo Cras de Guaraná
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO - CRAS de Guaraná promove palestra com o tema “Violência contra a Mulher”

Na última sexta-feira (17/05), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), da prefeitura de Aracruz, promoveu na Associação de Moradores de Guaraná, por meio do CRAS do próprio distrito, uma palestra cujo tema foi a “Violência contra a Mulher”. O evento foi realizado com as famílias PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias) deste órgão público com objetivo de ofertar maiores informações sobre os direitos, tipos de violências e os órgãos responsáveis pela efetivação dos direitos.

 

O principal momento do evento foi a palestra ministrada pela titular da Delegacia da Mulher de Aracruz, Drª. Amanda Silva Barbosa, que divulgou e ampliou as informações a respeito dos direitos da mulher e a prevenção à violência. Na palestra também foram abordados temas como a lei Maria da Penha, o abuso sexual contra crianças e adolescentes, a vivência de maus tratos e as formas de efetivar denúncias.

 

Segundo a delegada, esses assuntos foram tratados na palestra pelo fato de que atualmente, essas são as ocorrências mais frequentes no município de Aracruz. No final da palestra o público participante pôde esclarecer suas dúvidas a respeito dos temas abordados.

 

A coordenadora da Proteção Social Básica de Aracruz, Francilene M. M. Borges, comentou sobre a importância de se discutir o tema proposto na palestra. “A violência doméstica e familiar é uma questão histórica e cultural e que ainda hoje, infelizmente, faz parte da realidade de muitas mulheres nos lares brasileiros”. Para a coordenadora, além de proteger as mulheres que são vítimas da violência, é necessário que se realize um processo educativo e de prevenção voltado para toda sociedade, como forma de romper com os paradigmas de gênero que ainda se fazem presentes na atualidade.

 

Este é o objetivo do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS –, que através de um trabalho sistemático, vem realizando diversas ações com seus usuários. Cabe salientar que o estado do Espírito Santo hoje é o primeiro no ranking do Brasil que mais relata ocorrências sobre morte de mulheres, portanto, faz-se necessária a ampla divulgação de seus direitos, para que esta triste realidade mude e que as famílias não sejam desestruturadas pelas diversas formas de violência contra seus membros.



Mais informações:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 


Compartilhe em suas redes sociais: