Semana do Excepcional é comemorado na APAE Aracruz

Publicado em: 29 de agosto de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Semana do Excepcional é comemorado na APAE Aracruz

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Aracruz comemorou a “Semana do Excepcional” no período de 21 a 28 de agosto, com uma programação diversificada, com várias atividades envolvendo alunos, família e comunidade. O evento aconteceu na sede da APAE Aracruz, na Rua Epifânio Pontin, 200 – B. Polivalente. No primeiro dia, o público presente, pode prestigiar a apresentação da Banda Marcial da Escola Ermentina Leal da Vila do Riacho e a apresentação do Coral “Jovens Cantores da APAE” com participação de Nathã e Thalita. Além de peças teatrais e oficinas com pinturas, colagens, sucatas, balagandan, fantoches, dentre outros.

A programação do dia 22 contou com a apresentação do grupo de jovens da Igreja Católica de Bela Vista, desfiles em homenagem aos pais dos alunos e com atividades recreativas: hora do conto e brincadeiras. Já a segunda-feira (25) começou com o Dia da Beleza, seguida de atividades recreativas com os alunos da Pestallozi de Ibiraçu, além da visita dos alunos da Escola Zilca Vieira Bermudes.

O terceiro dia do evento teve uma programação externa onde funcionários da apae, pais, colaboradores e comunidade puderam assistir à palestra: “Família e Escola”, ministrada pela Psicóloga, Maria Cristina Silva de Mello, na Casa da Cultura. E a palestra: “Sensibilização para inclusão de pessoas com deficiências no Mercado de Trabalho”, ministrada pela Terapeuta Ocupacional, Aline Tozetti, no Viveiro da Aracruz Celulose e no Clube Arca para os funcionários da empresa plantar. Já a programação interna contou com a apresentação da Escola Espaço Livre, Hora do Conto com a senhora, Valmélia e Concertina com Estefano de Carli.

Os dois últimos dias da “Semana do Excepcional” contaram com uma programação variada: apresentação teatral e dança dos alunos da Casa da Cultura, apresentação da Banda de Congo Mirim da Escola Ermentina Leal da Vila do Riacho. Além das peças teatrais: “A formiguinha e a neve”, “Meu amigo Down na escola” e “A sopa de pedra”. A APAE Aracruz contou ainda com as visitas dos alunos das Escolas: Epifânio Pontin e Misael Pinto Neto. A realização do evento teve a colaboração do Grupo de Escoteiros de Aracruz.

Uma das atrações da Semana foi à participação do grupo de Teatro da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc), coordenada pelo ator e professor, Jonas Mota. O grupo apresentou nas dependências da instituição uma peça teatral que levou os alunos ao mundo da imaginação. A peça une entretenimento e ludicidade. Além da peça, a Semuc também participou do evento com a participação do palhaço Mingau e com apresentações de danças de variados ritmos, coordenada pela secretaria através das oficinas que desenvolve. De acordo com o historiador, Professor Marcelo L. Ucelli, este é o papel da Semuc. “Desenvolver Cultura dentro de realidades sócio-educacionais diversas, pois esta iniciativa permite uma real democratização da arte como elemento formador de identidades de um povo”.

Compartilhe em suas redes sociais: