SAÚDE - Campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até dia 21 de junho
Pais ou responsáveis que não levaram as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para vacinar contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, ainda está em tempo. É só procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, até o dia 21 de junho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com o cartão de vacina em mãos. Até o momento, foram imunizadas mais de 2,5 mil crianças, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz é vacinar 5.990, de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora da Seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, a participação da comunidade ainda é considerada pequena, por isso todos os pais e responsáveis devem ficar atentos para não perderem o prazo da campanha. “Embora a poliomielite esteja ausente no país, ela pode voltar, trazendo perigo a toda população. Vacinar seu filho é um ato de amor”, disse.
No sábado (08/06), aconteceu o dia D da campanha em todo o município. Todas as unidades de saúde estiveram abertas, além dos postos móveis que foram montados no Supermercado Kinkas, no bairro Vila Nova, e Supermercado Oriundi. O evento foi animado pelo Zé Gotinha e sua turma, com distribuição de pipoca e algodão doce, além de pula-pula. Estiveram presentes no dia D, o vice-prefeito, Anderson Ghidetti, a secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim e o subsecretário de Saúde, Anderson de Paula Santos Pereira.
A vacina
Não há contraindicação absoluta sobre a administração da vacina, mas é preciso evitar a vacinação de crianças nas seguintes situações: portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; e crianças que, em doses anteriores, apresentaram reação anormal à vacina.
Confira as fotos do Dia D de Vacinação.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)