EDUCAÇÃO – Palestra e workshop do Mestre Robson Miguel abrirá lançamento do projeto “Palco nas Escolas”

Publicado em: 11 de junho de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O mestre Robson Miguel tem origem afro cafuso (mistura de negro com índio) e é filho do maestro Alfredo Miguel, nascido na aldeia indígena de Aracruz
EDUCAÇÃO – Palestra e workshop do Mestre Robson Miguel abrirá lançamento do projeto “Palco nas Escolas”

A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz estará lançando nesta próxima quinta-feira (13/06), às 19h, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Caeiras Velha, o projeto “Palco nas Escolas”. Ele visa despertar talentos por meio de ações educacionais e multiculturais em oficinas de músicas a serem instaladas nos pátios das escolas. Nessas oficinas serão oferecidas aulas em vários instrumentos como o violino, percussão, guitarra, contra baixo e canto. No caso dos índios, será discutido com a comunidade local quais instrumentos serão utilizados com o intuito de respeitar a cultura local.

 

No lançamento e abertura do evento, o violonista Robson Miguel, intitulado “Embaixador Cultural Internacional”, atualmente no 1º lugar do ranking mundial de violonista, estará em Caeiras Velha para apresentar uma palestra e um wokshop mostrando como funciona um violão. Ele ainda cantará em Guarani e Tupiniquim.

 

O secretário de educação, Saulo Meirelles, explicou que o “Palco nas Escolas” será divido em quatro etapas. A primeira etapa é justamente o lançamento do projeto na comunidade de Caeiras Velha. "Decidimos homenagear a comunidade indígena com um artista que tem raízes indígenas”, comenta. Robson Miguel tem origens e raízes afro e cafuzo (mistura de negro e índio), nascido no antigo aldeamento dos índios Aribiris – Guarani. É filho do maestro Alfredo Miguel, que nasceu na aldeia indígena de Aracruz.

 

A ideia da segunda etapa, segundo o secretário, é levar o projeto para as demais escolas do município, para posteriormente, na terceira etapa, promover um festival anual das escolas em Aracruz. “No segundo ano desse projeto, nosso intuito é fazer com que escolas de outras cidades sejam convidadas a participarem”, explica. Desta forma, a quarta e última etapa, será um festival anual de música entre municípios.

 

Saulo ainda explicou que no início, esse projeto será realizado nas escolas indígenas, para posteriormente ser estendido, de forma gradativa, para as demais escolas do município. A ideia é que os talentos que forem sendo descobertos nas oficinas oferecidas, possam se apresentar em outras escolas que, posteriormente, também terão suas oficinas, para assim ocasionar um certo “intercâmbio musical” entre elas. Como já mencionado, o intuito principal é criar um festival anual de música com a participação ainda de escolas de outros municípios.

 

Traços culturais


Para a Secretaria de Educação, o desenvolvimento desse trabalho pode oportunizar o conhecimento coletivo de traços culturais dos educandos de acordo com o que aprenderam no seio de suas famílias, fazendo parte de uma programação educativa dentro das próprias escolas. Por isso a necessidade de iniciar um projeto de valorização das culturas nas escolas de acordo com a variedade de ideias com as quais eles convivem e incentivar a inserção na educação fazendo com que seja mantido os traços de cada diversidade cultural.

 

A justificativa da Semed para a realização do projeto é que quanto mais ocorrer estas ações, em cada localidade, a diversidade da cultura sob forma de educação estará sendo valorizada, além de levar os educadores a empenhar-se em promover um ensino amplo pautado em valores culturais, atendendo de forma democrática os anseios de conhecimento das origens da população aracruzense.

 

Saiba tudo sobre o Maestro Robson Miguel visitando seu site oficial: http://www.robsonmiguel.com.br

 

 

Mais informações:

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz

Vivian Camargo

vcamargo@aracruz.es.gov.br

 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz

Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br

 

Compartilhe em suas redes sociais: