Jovens vão ao teatro participar de Fórum Intermunicipal de Hip-hop em Aracruz

Publicado em: 30 de março de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Jovens vão ao teatro participar de Fórum Intermunicipal de Hip-hop em Aracruz

Jovens dos municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu participaram no último final de semana do I Fórum Intermunicipal de Juventude hip-hop, no Teatro Municipal, com objetivo de intensificar e estruturar os movimentos juvenis na região norte do Estado. O evento foi organizado pela Comissão de Jovens dos municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc).

O Secretário da Semuc, Professor José Maria Coutinho, deu as boas vindas aos jovens. “Desejo a vocês muito sucesso neste evento. A secretaria tem o privilégio de sediar este Fórum, estou muito feliz com a presença de tantos jovens”.Coutinho também falou sobre um dos trabalhos realizados pela Semuc, o Show de Calouros, onde são descobertos novos talentos. “De todos os grupos que se apresentaram no Show de Calouros os grupos de hip-hop foram os que mais se destacaram, eles tomaram conta do cenário”.

Segundo o representante da Comissão de Jovens dos Municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva, Jacques Ribeiro Barbosa, o Fórum é uma oportunidade dos jovens conquistarem um espaço. “A sociedade tem uma imagem negativa do hip-hop, queremos aproveitar este encontro para mostrar melhor o ritmo e a cultura deste movimento. O hip-hop tem tirado muitos jovens das ruas e das drogas, por isso precisamos chamar a atenção das autoridades para conseguirmos apoio”.

Para a vereadora de João Neiva, Fortaleza, as pessoas têm que valorizar o hip-hop pelo que o movimento traz de cultura, de arte e lazer. “Fico feliz em ver aqui uma galera cheia de energia e preparada para mudar a nossa sociedade. Infelizmente nosso país tem uma história de discriminação contra alguns movimentos, mas se vocês estiverem unidos, organizados e demonstrarem seriedade no que fazem, vão conseguir ocupar o espaço que tanto almejam. Parabéns pela força e pela coragem de fazer este evento. Este é um encontro para vocês pensarem e contribuírem para políticas públicas de juventude, cultura e lazer”.

De acordo com a Secretária de Cultura, Turismo e Juventude de João Neiva, Glecy Coutinho, no Fórum é necessário a juventude discutir os problemas que o hip-hop enfrenta. “É importante aproveitar este momento para discutir o preconceito e a discriminação que a sociedade tem com este movimento que é a maior expressão cultural da periferia do Brasil”.

O vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, falou de sua alegria em participar do Fórum. “É um prazer ver a juventude exigindo seu espaço. O hip-hop pode retirar muitos jovens de caminhos errados. O poder público tem que incentivar o resgate dos valores morais e éticos que estão se perdendo. Nossos jovens têm que ter um futuro promissor, menos violento e com mais amor. Espero que este encontro possa fortalecer o movimento hip-hop”.

O Fórum visou o mapeamento dos grupos de hip-hop, a criação de uma associação no município e uma oportunidade para os jovens se articularem e com isso conseguir mobilizar as autoridades na captação de recursos dos Governos Federal e Estadual para efetivação de políticas públicas para a juventude. No encontro aconteceram discussões sobre as políticas públicas de juventude, debates, momentos culturais e apresentação de grupos de trabalho.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: