Assinada Ordem de Serviço para construção da Escola Indígena Pau Brasil
Na manhã desta segunda-feira (8/7), a comunidade da aldeia indígena de Pau Brasil presenciou o prefeito Marcelo Coelho e sua equipe de governo assinarem uma ordem de serviço para a construção de uma escola indígena no local. É a terceira ordem de serviço dada pela atual administração no último mês, sendo a primeira ocorrida na aldeia de Irajá e a outra em Jacupemba. A quarta será dada nesta quarta-feira (10/7), na comunidade de Três Palmeiras.
A solenidade, que ocorreu na cabana da aldeia, contou com a presença de secretários, vereadores, alunos e professores. Na abertura do evento, houve uma apresentação do grupo de dança Kurumim. Logo após, o cacique Valdeir lembrou que o futuro empreendimento é um desejo antigo da comunidade e um dos momentos mais importantes para os indígenas da aldeia nos últimos tempos.
Importância que também foi lembrada pelo secretário de educação Saulo Meirelles ao falar sobre o compromisso da atual gestão: “Fico feliz por iniciarmos nosso governo com este compromisso e com esse norte direcionado à educação de nossas crianças. Tenho certeza que sairemos sem deixar nenhuma escola em condições precárias como muitas ainda se encontram”, comenta.
O prefeito Marcelo Coelho mais uma vez mostrou seu desejo de que a mão de obra local seja valorizada na construção da escola, além de oferecer uma obra de qualidade. “Nosso maior objetivo é que nossas escolas possam ser climatizadas oferecendo aos professores mais incentivo e estrutura”, disse. O prefeito frisou ainda que Aracruz é o único município do Estado que mantém a cultura milenar dos índios, um orgulho e privilégio.
A cultura indígena foi lembrada também durante o encerramento da cerimônia, quando alunos da educação infantil cantaram músicas na língua tupi.
Infraestrutura
A escola será construída em um terreno de 4.800m² e terá uma área de 1.029m² com três blocos cobertos: administrativo, pedagógico e de serviço, oferecendo uma capacidade para receber 240 alunos em uma estrutura composta por quatro salas de aula com 48m²cada. O valor orçado foi de 846 mil reais.
A pequena escola que a aldeia possui atualmente tem apenas três salas com aproximadamente 25m² e atende 71 alunos da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)