Alunos do 5º ano se formam pelo Proerd
No ano em que o Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa 10 anos em Aracruz, 455 alunos do 5º ano se formaram na noite desta segunda-feira (8/7) em mais uma cerimônia realizada no ginásio da Arca.
Esta foi a primeira de três formaturas previstas para este ano, sendo a segunda marcada para outubro e a terceira para dezembro. Em média, 1.200 alunos se formam todo ano em Aracruz e, ao longo de sua existência, mais de 11 mil já se formaram.
Pais e familiares presenciaram a cerimônia de abertura que teve a participação da banda Marcial Ermentina Leal, de Vila do Riacho. O Secretário de Educação, Saulo Meirelles, explicou que é dos 9 aos 12 anos que os alunos ficam mais propensos a descobrirem a dura realidade do mundo das drogas e, consequentemente, se tornam mais resistentes a não se envolverem com elas. “É disto que nossas escolas precisam. É disto que nossa cidade precisa. O mundo é movido por comportamentos. Se nossos alunos se tornam pessoas decentes, eles serão respeitados, por isso seus pais sentem orgulho com essa conquista”, explica.
O Coronel do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, Alessandro Oliveira Lube, reforçou a ideia de que o Proerd incentiva as crianças a não se envolverem com pessoas erradas. “Além do nosso programa criar uma resistência ao consumo de drogas, estreita o relacionamento da polícia militar com as famílias e com o próprios alunos, e isto é uma força a mais para enfrentarmos esse câncer que assola nossa comunidade”, frisou.
A dura realidade nas ruas
O instrutor do Proerd em Aracruz, soldado Gabriel Rangel, falou que a realidade nas ruas é complicada, pois a polícia militar tem encontrado dificuldades no combate à criminalidade em função do seu crescimento. “Todos os dias, a polícia militar faz inúmeras apreensões de drogas e, mesmo assim, não consegue coibir o tráfico”. Para o soldado Gabriel, o Proerd é uma semente que irá germinar e trazer frutos, ou seja, quanto mais crianças dizendo não às drogas, menor será o consumo e consequentemente a sua venda.
Cerimônia
A cerimônia de formatura contou ainda com a entrega simbólica de uma medalha e um certificado de conclusão a um dos alunos que representou todos os demais formandos. Eles ainda fizeram o juramento “Enquanto viver, viva o Proerd” e leram redações sobre o tema. Para finalizar, o grupo cantou a música-tema do projeto regida pelo instrutor e soldado Gabriel Rangel.
O Proerd
O Proerd foi incluído no planejamento das ações de segurança pública do Estado e tem o objetivo principal de atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, oferecendo, nas salas de aula, estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, referentes a famílias e alunos. As aulas têm duração aproximada de quatro meses com aulas semanais de 50 minutos.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Interdição temporária no trânsito para poda de árvores entre as ruas Alegria e Padre Luiz Parenzi
- Tenda Ambiental Itinerante (Taia) oferece ações sobre Educação Ambiental na orla
- Cultura: Barra do Sahy recebe cortejo cultural neste sábado (17)
- Saúde publica Resultado Final do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Mutirão: Saúde intensifica prevenção e realiza 100 mamografias em mulheres aracruzenses
- Praias de Aracruz seguem próprias para banho
- GWM: Aracruz se consolida como polo estratégico com anúncio da unidade industrial
- Beach soccer marca abertura da Arena de Verão na Barra do Sahy
- Passe Livre: veja quem tem direito e como solicitar o benefício no transporte público municipal
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho