Alunos do 5º ano se formam pelo Proerd
No ano em que o Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa 10 anos em Aracruz, 455 alunos do 5º ano se formaram na noite desta segunda-feira (8/7) em mais uma cerimônia realizada no ginásio da Arca.
Esta foi a primeira de três formaturas previstas para este ano, sendo a segunda marcada para outubro e a terceira para dezembro. Em média, 1.200 alunos se formam todo ano em Aracruz e, ao longo de sua existência, mais de 11 mil já se formaram.
Pais e familiares presenciaram a cerimônia de abertura que teve a participação da banda Marcial Ermentina Leal, de Vila do Riacho. O Secretário de Educação, Saulo Meirelles, explicou que é dos 9 aos 12 anos que os alunos ficam mais propensos a descobrirem a dura realidade do mundo das drogas e, consequentemente, se tornam mais resistentes a não se envolverem com elas. “É disto que nossas escolas precisam. É disto que nossa cidade precisa. O mundo é movido por comportamentos. Se nossos alunos se tornam pessoas decentes, eles serão respeitados, por isso seus pais sentem orgulho com essa conquista”, explica.
O Coronel do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, Alessandro Oliveira Lube, reforçou a ideia de que o Proerd incentiva as crianças a não se envolverem com pessoas erradas. “Além do nosso programa criar uma resistência ao consumo de drogas, estreita o relacionamento da polícia militar com as famílias e com o próprios alunos, e isto é uma força a mais para enfrentarmos esse câncer que assola nossa comunidade”, frisou.
A dura realidade nas ruas
O instrutor do Proerd em Aracruz, soldado Gabriel Rangel, falou que a realidade nas ruas é complicada, pois a polícia militar tem encontrado dificuldades no combate à criminalidade em função do seu crescimento. “Todos os dias, a polícia militar faz inúmeras apreensões de drogas e, mesmo assim, não consegue coibir o tráfico”. Para o soldado Gabriel, o Proerd é uma semente que irá germinar e trazer frutos, ou seja, quanto mais crianças dizendo não às drogas, menor será o consumo e consequentemente a sua venda.
Cerimônia
A cerimônia de formatura contou ainda com a entrega simbólica de uma medalha e um certificado de conclusão a um dos alunos que representou todos os demais formandos. Eles ainda fizeram o juramento “Enquanto viver, viva o Proerd” e leram redações sobre o tema. Para finalizar, o grupo cantou a música-tema do projeto regida pelo instrutor e soldado Gabriel Rangel.
O Proerd
O Proerd foi incluído no planejamento das ações de segurança pública do Estado e tem o objetivo principal de atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, oferecendo, nas salas de aula, estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, referentes a famílias e alunos. As aulas têm duração aproximada de quatro meses com aulas semanais de 50 minutos.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)