Escolas José Marcos Rampinelli e Ezequiel Fraga Rocha recebem lançamento do Projeto “Bombeiros do Futuro”

O projeto Bombeiros do Futuro, um acordo de cooperação entre a Secretaria de Educação e a 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Aracruz, visa mostrar aos alunos como funciona o trabalho dos bombeiros. Para isso, eles terão disciplinas relacionadas ao trabalhos destes profissionais, afim de motivar e despertar neles o interesse da profissão.
Ele será oficialmente lançado às 19hs desta segunda-feira (29/7), na sede da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros. Inicialmente atenderá 15 alunos das escolas José Marcos Rampinelli (turno matutino) e outros 15 na Ezequiel Fraga Rocha (turno vespertino).
Os alunos, com idade entre 10 e 14 anos, terão uma jornada de aprendizagem durante 22 dias, com aulas de quatro horas diárias. Eles ganharão material didático, alimentação e uniforme. O curso acontece no contra turno dos alunos, ou seja, se eles estudam na parte da manhã, as aulas acontecem à tarde, e vice-versa. Todos eles sairão das escolas conduzidos pelos ônibus escolares da Secretaria de Educação até a sede dos bombeiros.
Eles terão aulas de resgate, manuseio de extintores e gás de cozinha, aprenderão técnicas de nó em cordas, lições de cidadania, saúde, além de aulas de educação física e equipamentos de segurança. A carga horária será de 80 horas.
Neste ano letivo, o projeto atenderá outras seis escolas: Eurípedes Nunes Loureiro e Maria Luiza Devens no mês de setembro; Honório Nunes e Zilca Nunes Vieira Bermudes em outubro; Zenília Varzem Ribeiro e Álvaro Souza em novembro. Ao todo serão 240 alunos beneficiados, sendo que no final de cada formatura, inicia uma nova turma. No próximo ano, as primeiras turmas começarão a receber o curso em fevereiro.
Necessidade do aprendizado
O coordenador do projeto, 3º Sargento César da Vitória Santos, comentou sobre a necessidade de se aplicar este projeto nas escolas de Aracruz. “Nosso maior objetivo, além de incentivá-los a se tornarem futuros bombeiros, é ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem e aqueles com sobre riscos nas famílias em que vivem”, explica.
O 3º Sargento também comentou que com este curso as crianças passarão a ter um maior interesse no aprendizado dentro da sala de aula, pois posteriormente à teoria, aulas práticas serão aplicadas. Desta forma, não poderão faltar às aulas, nem deixar de prestar atenção.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais