Assembleias do Orçamento Cidadão 2014 têm início no distrito de Jacupemba
Para garantir a participação popular e a gestão democrática na discussão e acompanhamento na execução do orçamento anual do município de Aracruz, a Prefeitura deu início ontem à noite (13/8), em Jacupemba, às assembleias para elaboração do Orçamento Cidadão 2014 (OC). A comunidade destacou as necessidades e sugeriu propostas para o distrito quanto à realização de obras e serviços públicos que atendam toda a coletividade. Hoje (14/8), é a vez dos moradores de Guaraná participarem do encontro que acontece na Associação de Moradores, às 19 horas.
O OC é organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e, o secretário da pasta, Gilton Luis Ferreira, explicou aos moradores o novo modelo de orçamento participativo adotado pela administração. “O Orçamento Cidadão será elaborado junto à comunidade e, para isso, organizamos seis assembleias, para levantamento das necessidades para o próximo ano. As demandas apresentadas pelos moradores devem seguir alguns critérios como: contemplar a realização de obras e serviços que beneficiem toda a região ou o maior número de habitantes; as indicações precisam ter valor previsto para execução dentro do orçamento da Prefeitura, que será de R$ 280 milhões, sendo R$ 35 milhões destinados a investimentos.” No dia 14 de setembro acontece a última assembleia do OC, momento em que toda a comunidade aprovará quais as prioridades estabelecidas para 2014.
O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, destacou aos moradores a importância da participação da comunidade na elaboração do OC. “Vocês vivenciam a realidade da comunidade, conhecendo o que precisa ser feito ou melhorado, por isso é importante a presença dos moradores nas assembleias. Nós, gestores, vamos buscar a solução para as demandas e se comprometer em realizar aquilo que o município pode cumprir.” Dentre os serviços mais reivindicados durante a assembleia em Jacupemba estão: calçamento de rua, esgotamento sanitário e melhorias na saúde.
O prefeito também lembrou dos investimentos realizados pelo município em Jacupemba, como a reforma e ampliação da EMEF Prof. Maria Ignês Della Valentina, além da construção de quadra poliesportiva coberta; reforma e ampliação do CMEB José Mambrini e serviços de pavimentação e drenagem pluvial, em uma extensão de 1,08 km, com instalação de meios-fios, quebra-molas e sinalização, da avenida Luiz Rossato, além de incentivos ao produtor rural, dentre outros.
Também estiveram presentes, o vice-prefeito Anderson Segatto Ghidetti, secretários municipais, os vereadores Adeir Lozer, Beto Vieira, Lúcio Zanol, Erick Musso e Fábio Machado e sociedade civil organizada.
Próximas assembleias:
15/08 – 19 horas - Associação de Moradores da Barra do Riacho
21/08 – 19 horas - EEEFM Ermentina Leal – Vila do Riacho
22/08 – 19 horas - Colégio Darwin – Coqueiral
23/08 – 19 horas – EMEF Placidino Passos – Sede
14/09 - 14 horas – EMEF Placidino Passos
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)