Secretários escolares e auxiliares de secretaria escolar recebem capacitação profissional

Na manhã desta segunda-feira (19/8), das 8h às 12h, aconteceu no auditório da escola Placidino Passos, uma cerimônia de abertura da “Formação de Secretários escolares e auxiliares de secretaria escolar”. O evento contou com as presenças do prefeito Marcelo Coelho, a subsecretária de educação, Acácia Gleci do Amaral, a coordenadora do setor de inspeção da secretaria de educação, Maria Luzia Dela Valentina, da secretária escolar Ana Cristina e do palestrante Cláudio Chandelly, que conduziu a palestra de motivação e relação interpessoal.
Para a subsecretária de educação, a atuação desses profissionais é tão importante que um dos requisitos necessários para o funcionamento de uma escola, é a existência de um secretário autorizado que deve buscar continuamente o autodesenvolvimento e a aquisição de novas habilidades para atuar em uma sociedade cada vez mais exigente.
Segundo Acácia, os secretários e auxiliares precisam ter, dente outras, duas competências fundamentais: competência técnica e habilidade no relacionamento com o público, e com essa formação, todos poderão ter a oportunidade de estreitar as relações entre a escola e as famílias, considerados os clientes mais importantes da secretaria de educação.
Relacionamento:
A questão do bom relacionamento foi tema central do discurso feito pelo prefeito Marcelo Coelho, segundo ele, é fundamental motivar esses secretários, pois o ótimo relacionamento gera valores importantes para um trabalho mais eficiente e produtivo. “Temos que saber tratar bem as pessoas, temos que tratar as pessoas com gostaríamos que fossemos tratados. Esta relação de proximidade motiva o profissional, comenta.
Ainda de acordo com o prefeito, "todo esse auxílio prestado ao ato motivacional, por meio do bom relacionamento é bem vinda, pois humaniza, promove respeito e afeto, por isso estamos investindo na educação, por entender que é uma necessidade básica para formação das pessoas".
E com o objetivo de facilitar a promoção de todo esse bom relacionamento entre os secretários e auxiliares de secretaria escolar, eles participaram de uma palestra motivacional e relação interpessoal, realizada pelo palestrante Cláudio Chandelly, que, por meio de sua metodologia, criou situações que simulam os desafios do dia a dia na relação interpessoal.
Os secretários e auxiliares ainda participaram de um café literário com o objetivo de promover uma maior interação e diálogo. A formação ainda se estenderá até a próxima quinta-feira (22/9), das 8h às 17h, com outras palestras e estudos da “Organização e Estrutura da Secretaria escolar”, no auditório do Polo UAB de Aracruz.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito