Centro de Especialidades Médicas de Aracruz completa um ano com 3 mil consultas por mês

Com um ano de funcionamento completado em janeiro, o Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (CEMA), registra a efetividade do trabalho nas mais de três mil consultas por mês. Com 12 especialidades disponíveis à população, o CEMA fez aniversário e divulgou um balanço das atividades, que oferecem consultas com médicos especialistas, equipamento próprio para exames complexos e atendimento digno de sistema particular de saúde.
A lista é longa e os nomes complicados, mas o serviço é de qualidade. Além de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia, neurologia, urologia e otorrinolaringologia, o centro disponibiliza atendimento em cirurgia geral e pequenas cirurgias, tudo gratuitamente. Segundo a coordenadora do local, Adilene Della Valentina, depois da criação do CEMA, o atendimento especialista em Aracruz passou por uma revolução. “Imagina quase três mil pacientes, contando com a fila de espera, todos tendo que ir para Vitória, fazer uma consulta. Pois era desse jeito antes de surgir esse centro de especialidades. Os atendimentos públicos eram agendados para a capital e pessoas doentes tinham que passar pelo desconforto do deslocamento. Hoje é bem diferente, já que é tudo feito aqui mesmo, no Centro. Foi uma verdadeira conquista para o atendimento especialista”, disse a coordenadora.
O CEMA ainda tem oftalmologista e cirurgião de cabeça e pescoço, que atendem em consultório próprio, devido à quantidade de aparato técnico que o ambiente exige. Todas as outras especialidades fazem atendimento no prédio ao lado do Mercado Municipal de Aracruz, com aparelhos próprios para eletroencefalograma e profissionais treinados. “Nós fizemos essa aquisição, que é cara, mas a economia a longo prazo vale a pena. Antes nós pagávamos R$ 45 por exame e agora, com o aparelho, pagamos apenas R$ 15”, explicou Valentina.
De acordo com a coordenadora, a maior preocupação é com os pacientes que faltam às consultas agendadas. “Infelizmente, cerca de 500 pessoas marcam consultas e não vão. Essa atitude ocupa o lugar de alguém que realmente está precisando e ainda reflete na demora da fila de espera. É preciso mais compromisso também por parte dos usuários, porque atendimento do especialista é uma consulta cara”, alertou a coordenadora, que revelou planos de levar a geriatria para compor o quadro de especialidades disponíveis.
CEMA VAI MUDAR DE ENDEREÇO E GANHAR INSTALAÇÕES MODERNAS
O novo Centro de Especialidades de Aracruz vai ocupar o segundo pavimento do complexo de saúde do bairro Jequitibá (que também terá CREARA e Unidade de Saúde), para atender exclusivamente os pacientes encaminhados pelo médico generalista. O CEMA vai migrar do Centro para o bairro.
Com 1,2 mil metros quadrados, 27 consultórios, fraldário, laboratório e capela fluxo laminar (para manipulação de medicamentos), a estrutura vai tratar separadamente os programas de tuberculose, DST/AIDS, hanseníase e diabetes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Melhoramento genético e qualidade da carne é tema de palestra de veterinário da Agricultura na Esfa, em Santa Teresa
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 73ª Chamada
- Infraestrutura: Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado entregam obras em ruas da Barra do Sahy
- Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisca Rocha Ribeiro realiza palestra com o tema: “Conexão que Educa: O Poder do Olhar, da Palavra e do Afeto"
- Aracruz é contemplada com investimento histórico em saúde após Novo Acordo de Reparação da tragédia de Mariana
- Secretaria de Meio Ambiente lança projeto "Tampinhas do Bem"
- Educadores são capacitados em curso de formação para uso do Lego Braille Bricks
- Profissionais da Educação Integral em Tempo Integral participam da Formação de Aprofundamento em Protagonismo
- Projeto Fortalecimento dos Arranjos: Aracruz sedia o primeiro encontro presencial do ADE-Piraquê-Açú
- Agricultura: construção de pequenas barragens reforçam a segurança hídrica no meio rural