Equipe de agentes ambientais fiscaliza extração ilegal de palmito em Aracruz

Toda equipe de agentes ambientais de Aracruz está trabalhando na vigilância das áreas de conservação do município durante a Semana Santa. O objetivo é coibir a extração ilegal do palmito em locais de preservação permanente, como o Parque Natural Municipal do Aricanga, que é área de preservação dos palmitos Indaiá e Jussara, o mais procurado nessa época do ano.
Ao todo, oito agentes de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) trabalham em turnos para vigiar os parques do Aricanga (ES – 257) e David Victor Farina (ES – 010), em escala de horários alternados, de carro e motocicleta. As unidades de conservação têm respectivamente 5.782.239m² e 441.250m². A equipe conta com o apoio da Polícia Ambiental e do IBAMA para averiguar denúncias, indícios de extração e efetuar apreensões.
O artigo 141 da legislação municipal (Lei 4.605/99) proíbe a extração da árvore das áreas de conservação sem autorização da Semam. O indivíduo que for pego extraindo o palmito terá que pagar multa que varia entre R$ 2.900,00 e R$ 7.245,00 por unidade apreendida, além de responder por crime ambiental.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde