Prefeitura de Aracruz e Incaper reúnem pequenos produtores rurais para conhecer o PAA

Discutir a implantação e consolidação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado como política pública estruturante para ações nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, foi um dos objetivos do Encontro de Planejamento das Ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/MDS), uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho e de Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28/8), no Polo UAB, e contou com a presença do prefeito de Aracruz Marcelo Coelho; do diretor-presidente do Incaper Evair Vieira de Melo; da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Naciene Modenesi Vicente; do secretário de Agricultura Almir Viana; do vereador Renato Pereira Sobrinho, além de servidores municipais e produtores rurais de Aracruz. O encontro teve como palestrante a coordenadora do Incaper, Pierângeli Aoki.
Segundo o prefeito Marcelo Coelho, esse programa é muito importante para dar oportunidade de comercialização aos pequenos produtores rurais. “Com essa ação, estamos oferecendo mais condições às famílias que vivem em pequenas propriedades rurais. Nossa responsabilidade é de construir um presente e um futuro para todos os cidadãos de Aracruz.”
Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a comercialização de produtos de pequenos produtores rurais é um desafio. “Esse é um caminho a ser construído. O nosso objetivo é realizar essa movimentação financeira para as pequenas famílias de produtores rurais, além de oferecer às escolas e aos programas sociais uma alimentação saudável, de qualidade e adquirida no município.”
PAA
O PAA é um instrumento de apoio à agricultura familiar, melhorando a renda das famílias, promovendo a diversificação e valorização da economia local e regional, além de garantir a materialização de programas que garantem o direito humano básico da alimentação adequada e o fortalecimento da agricultura familiar.
Os municípios e o estado serão responsáveis por apoiar a logística de distribuição dos produtos; fornecer os dados das entidades que receberão os alimentos; incluir no sistema as informações sobre a produção. Os gestores públicos somente irão articular e operacionalizar o PAA.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos