Prefeitura se prepara para a implantação da Lei de Acesso à Informação
Cerca de 35 agentes públicos das prefeituras de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Fundão participaram do curso de capacitação do “Programa Brasil Transparente” promovido pela Controladoria-geral da União. No curso foram discutidos temas como Lei de Acesso à Informação (LAI) e sua regulamentação nos municípios, implantação de Portais e softwares de Transparência.
O curso aconteceu no Polo UAB, nos dias (02 e 03/09) e as aulas foram dadas pelo
coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção (NAP) da Unidade Regional da Controladoria-Geral da União no ES, Edyvar Guimarães. Segundo ele com a sanção da Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2011), o acesso passa a ser a regra e o sigilo a exceção.
“Essa quebra de paradigma veio para ficar e, gostem ou não, os órgãos públicos terão que se adaptar”, explicou Guimarães. Na opinião dele, o desafio das prefeituras daqui para frente é assegurar a implementação da lei. “Vamos enfrentar desafios de natureza tecnológica e administrativa e também quebrar a cultura do sigilo enraizada ainda nos órgãos públicos”, comentou.
O controlador do município de Aracruz, Fábio Tavares, participou do curso, e acredita que todos vão sair ganhando com o acesso das pessoas à informação. “A LAI é importante para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da gestão pública”, comentou.
Para fixar os assuntos abordados na capacitação, foram realizadas oficinas, por meio das quais os participantes se reuniram em grupos e puderam contextualizar a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação no âmbito municipal. Além disso, foi ministrada palestra específica sobre regulamentação da LAI no município, e a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão nas versões real e online.
Adesão Brasil Transparente
O prefeito Marcelo Coelho assinou o termo de adesão ao programa Brasil Transparente no dia (19/8). Este programa é uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e a prefeitura para implantar e garantir a aplicação da LAI no município.
O prefeito é um entusiasta da iniciativa, inclusive ela foi uma de suas promessas de campanha. “A transparência e o acesso à informação são direitos do cidadão e vamos garanti-los”, afirmou.
Com o funcionamento do programa a prefeitura tem planos de implantar o SIC e o e-SIC, o primeiro é um “balcão” de acesso ao público, onde ele deixará sua dúvida ou sugestão. O segundo trata-se de um sistema de informação pelo meio virtual, na qual o usuário poderá pesquisar sobre a informação que desejar. Com essas ferramentas a prefeitura, poderá responder as dúvidas de forma clara e objetiva.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Marcelo Rebelo
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo