Prefeitura de Aracruz institui Gabinete de Gestão Integrada

A prefeitura de Aracruz, considerando as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instaurou o Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), decreto nº 26.473. Trata-se de uma comissão, que irá zelar pela segurança publica, considerando a necessidade de organização, ampliação, dinamização e aperfeiçoamento constante de politicas da segurança pública.
Com a instituição deste gabinete, os órgãos responsáveis pela segurança e defesa social terão uma atuação integrada para conciliar as ações de policiamento ostensivo com ações preventivas de segurança, e assim, diminuir a violência e criminalidade.
Desta forma, o município se adere ao Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530 – 24/10/2012 e alterada pela Lei Federal nº 11.707 – 19/06/2008, que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando nas raízes sociosculturais, mediante articulação de ações de segurança pública e de execução de políticas sociais.
O Gabinete de Gestão Integrada é vinculado à Secretaria de Governo, e a ele cabe por exemplo, dentre outras ações, fomentar a elaboração e/ou atualização do Plano Municipal de Segurança Pública e propor ações integradas de fiscalização, defesa social e segurança, atuando de forma preventiva.
Para cumprir estas finalidades, o GGIM terá competência para requisitar aos órgãos públicos municipais informações e cópias de documentos, desde que justificada sua necessidade.
Estiveram presentes na assinatura do decreto pelo prefeito Marcelo Coelho, o diretor do CDPA, Cláudio Nienke, o presidente da subseção da OAB, Wellington Ribeiro Vieira, o comandante do 5º BPM, Tenente Coronel Alessandro Lube, representando a Capitania do Portos, Tenente Maria Cláudia, o Batalhão de Polícia Ambiental, Sargento Pinafo, o presidente do Conspar, José Carlos Fanchiotti, Major Washington do Corpo de Bombeiros, Cel. Calheiros, subsecretário estadual de segurança pública e representando o Ministério da Justiça, Dra. Rafaela.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte