Secretaria de Habitação e Defesa Civil de Aracruz lança projeto Comunidade Sempre Alerta
Preocupada em criar ações preventivas e destacar a importância dos moradores que vivem em áreas de riscos serem agentes fiscalizadores na sua comunidade, a Secretaria de Habitação e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, lançará nesta quarta-feira (11/9), o Projeto Comunidade Sempre Alerta, no Cras do bairro Itaputera, às 18h30. No primeiro momento, o projeto será desenvolvido nas localidades de Santa Luzia e Nova Esperança, áreas que requer mais atenção nos períodos de chuva.
A reunião será direcionada às lideranças comunitárias e religiosas, comerciantes, Poder Legislativo e Executivo, Grupo de Escoteiros, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros. O objetivo é ressaltar os problemas encontrados nas áreas de risco, além de definir e coordenar atividades, como mutirões, por exemplo, necessários para minimizar ou extinguir impactos durante os períodos de muitas chuvas. As ações definidas na reunião deverão contar com a ajuda de voluntários das comunidades e da sociedade civil organizada.
De acordo com coordenador de Defesa Civil, Marcelo Vilastre Minto, pequenas intervenções podem transformar a realidade de uma área de risco. “Procedimentos que vão desde a eliminação de plantas, como a bananeira, em locais de encostas; eliminação de vazamentos; canalização correta das águas para evitar a erosão no solo; jogar lixo e entulhos em locais apropriados, podem evitar agravantes em deslizamentos ou desmoronamentos”, disse o coordenador, que junto ao 1º Sargento Scopel, da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, abordarão o tema “Vulnerabilidade do ambiente e a necessidade de pequenas intervenções que fazem a diferença”.
O Projeto Comunidade Sempre Alerta será desenvolvido nas demais áreas que eventualmente tiverem necessidade de intervenção.
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 76ª Chamada
- Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses
- Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes de Ibiraçu, João Neiva e comunidade para deliberar pavimentação rural de Santa Maria
- Aracruz avança na modernização da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana
- VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece nesta quinta (26) na Câmara Municipal
- 26ª Expo Aracruz: Inscrições para o credenciamento foram prorrogadas
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia