Semam realiza primeira reunião para formar conselho do Piraquê-açu e proteger bacia Aracruzense

Foi dado o primeiro passo para reforçar a fiscalização do manguezal no rio Piraquê-açu, dessa vez com integração da comunidade pesqueira e vários órgãos ambientais. A reunião que definiu a participação integrada de entidades e sociedade civil organizada aconteceu na manhã do último sábado (18), no camping da localidade da Balsa (Santa Cruz), e fomentou a formação de um comitê para ajudar os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), da Prefeitura de Aracruz, que já atua no mangue com auxílio da Polícia Ambiental e do IBAMA.
Em pauta, a formação de um conselho ajudaria a regularizar práticas prejudiciais ao uso responsável do rio e fazer cumprir a legislação, como evitar a presença de embarcações na foz do Piraquê-açu, orientar para utilização de jet-ski e lanchas, combater a pesca predatória e informar sobre o período de defeso do caranguejo-uçá. Autoridades municipais, representantes das comunidades pesqueiras, conselhos e associações de meio ambiente concordaram em concluir a reunião com a formação de um “Conselho Gestor de Fiscalização Comunitária e Colaboradores da Bacia do Rio Piraquê-açu”. O segundo passo agora é angariar membros representativos ao conselho para agendar posteriores reuniões e colocar os ideais ambientalistas de sustentabilidade em prática.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte