Caravana da Agricultura: dessa vez o assunto é sanidade animal

Mais uma vez a Caravana da Agricultura chegará às comunidades rurais e a primeira reunião será com os produtores dos distritos de Jacupemba e Guaraná. O assunto abordado será sanidade animal, tema que envolve questões relacionadas à raiva, brucelose/turbeculose, doenças dos equídeos (cavalo, mula e jumento) e febre aftosa. O encontro acontecerá nesta quinta-feira (10/10), às 15 horas, no Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, em Guaraná.
Os palestrantes do dia serão os médicos veterinários do Idaf, Osvaldo Gois e Camila Alvarez, que também vão alertar os produtores sobre a última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano, que acontece em novembro. De acordo com o secretário de Agricultura, Almir Vianna, desde 1996 não há ocorrência da doença. “Há tempos não temos registros de febre aftosa em Aracruz, mas é preciso que os produtores se conscientizem e vacinem de fato o seu rebanho.”
A Caravana da Agricultura é uma realização da Secretaria de Agricultura de Aracruz, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Febre Aftosa
De acordo com o Idaf, a campanha de vacinação contra a febre aftosa acontecerá durante todo o mês de novembro e a expectativa é imunizar 45 mil bovinos e bubalinos. A vacina é adquirida pelo produtor que, após imunizar o animal, deve dirigir-se ao Idaf para “dar o visto na ficha”, um procedimento que oficializa a vacinação.
Durante a campanha, os médicos veterinários do Idaf agendam visitas às propriedades rurais localizadas nas áreas indígenas, próximas a BR, assentamentos, e também a de produtores que compram e vendem gado em grande escala.
A febre aftosa é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, que ataca todos os animais de casco fendido (que têm duas unhas), como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e também animais silvestres. A doença tem uma conotação econômica significativa em função do comércio de carne, leite e derivados.
Próximas reuniões da Caravana da Agricultura
Dia 17/10 - 15 horas
Sede: comunidades do entorno de Aracruz, como Cupido, Gimuhuna, Retiro, Pelado, Santa Maria e Goiabas
Local: Cisa
Dia 24/10 - 15 horas
Santa Rosa
Local: Associação de Produtores Rurais
Dia 30/10 - 15 horas
Vila do Riacho
Local: Escola Ermentina Leal
Mais informações
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Turismo e Cultura: Feira dos Municípios começa no dia 03 de julho
- Chamamento Público para Camarote do Show da 26ª Expo Aracruz
- Futebol de Base está de volta: Aracruz estreia novo campeonato neste sábado (28)
- 4ª edição da festa do bairro Segatto acontece neste final de semana
- Aracruz moderniza e fortalece a rede socioassistencial com novo Sistema de Gestão do SUAS
- Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 76ª Chamada
- Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses
- Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes de Ibiraçu, João Neiva e comunidade para deliberar pavimentação rural de Santa Maria
- Aracruz avança na modernização da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana