Prefeitura realiza recital em comemoração ao Dia das Mães em Aracruz

Publicado em: 28 de abril de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura realiza recital em comemoração ao Dia das Mães em Aracruz

Um Recital realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, vai marcar a homenagem a todas as mães do município, no dia 08 de maio, às 19h, no Teatro Municipal. O evento que marca o Dia das Mães trará a participação da Mezzo-Soprano Hellen Maximiano, das pianistas Izabel Strey e Cleida Lourenço e do violonista Fábio do Carmo. Ao final das apresentações será oferecido um coquetel.

Segundo o gerente de cultura da Semuc, Marcelo Ucelli, o recital é uma forma de valorizarmos as mães. “O som dos instrumentos com certeza vai tocar os corações das homenageadas. Este recital vai valorizar as mulheres e mães de todas as idades que assumem o papel de amiga, dona de casa, enfermeira, professora, entre tantos atributos, se tornando guerreiras do cotidiano”.

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES

Na Grécia Antiga se encontram os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia. Neste dia, os gregos faziam ofertas, além de prestarem homenagens à deusa. Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muito parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias, onde eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses. Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Na Inglaterra do século XVII era comemorado o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. A data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano.

No Brasil a oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366. Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: