Audiência pública apresenta estudo para a concessão do novo serviço de transporte público em Aracruz

Novo transporte público para Aracruz. Essa foi a proposta apresentada na audiência pública que discutiu a concessão do serviço de transporte coletivo urbano e rural, em um processo licitatório inédito no município. A apresentação do estudo de viabilidade para modelagem do edital de licitação da concessão aconteceu na noite de quinta-feira (17/10), na Câmara Municipal de Aracruz.O representante do Instituto de Modalidade Sustentável Ruaviva, Ricardo Mendanha Ladeira, foi quem apresentou o estudo para elaboração do termo de referência da licitação.
A licitação terá dois lotes com itinerários diferentes, podendo duas empresas serem ganhadoras da concessão do transporte coletivo no município. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Dirceu Cavalheri, a audiência pública é prevista em lei e o processo licitatório cumpre uma decisão judicial feita na administração passada, quando foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que está sendo atendido pela atual administração. “Com essa licitação os usuários do transporte público coletivo ganharão um melhor serviço e com mais qualidade. Além disso, o município poderá fiscalizar melhor as empresas de transportes e os serviços oferecidos à população”.
Entre os problemas apresentados sobre o atual transporte público de Aracruz estão: dispersão de rotas, frota envelhecida, falta de integração entre as linhas, entre outros. Os objetivos da nova concessão são a legalização do contrato; organização do marco regulatório; melhoria na qualidade do serviço; e fortalecimento de gestão pública.
A empresa ganhadora deverá seguir algumas metas estipuladas no novo contrato, que são: renovação e ampliação da frota; introdução de 12 carros zero quilômetro; implantação da integração temporal (bilhete integrado); redução de níveis tarifários; criação da linha Jacupemba x Sahy; entre outras.
Reunião com as comunidades
Três reuniões foram realizadas junto à população de Aracruz, no mês de setembro, para o levantamento de informações que irão subsidiar a elaboração do processo licitatório. Foram ouvidas localidades como Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Putiri, Mar Azul, Praia do Sauê, Praia dos Padres, Santa Cruz, Caieiras Velha, Coqueiral e Sede.
A audiência pública contou com a presença de vereadores, secretários municipais, empresários e sociedade civil organizada.
Clique aqui confira outras fotos
Secretaria de Comunicação de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social
- Aracruz promove palestra sobre morte encefálica e doação de órgãos
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos