Audiência pública apresenta estudo para a concessão do novo serviço de transporte público em Aracruz
Novo transporte público para Aracruz. Essa foi a proposta apresentada na audiência pública que discutiu a concessão do serviço de transporte coletivo urbano e rural, em um processo licitatório inédito no município. A apresentação do estudo de viabilidade para modelagem do edital de licitação da concessão aconteceu na noite de quinta-feira (17/10), na Câmara Municipal de Aracruz.O representante do Instituto de Modalidade Sustentável Ruaviva, Ricardo Mendanha Ladeira, foi quem apresentou o estudo para elaboração do termo de referência da licitação.
A licitação terá dois lotes com itinerários diferentes, podendo duas empresas serem ganhadoras da concessão do transporte coletivo no município. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Dirceu Cavalheri, a audiência pública é prevista em lei e o processo licitatório cumpre uma decisão judicial feita na administração passada, quando foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que está sendo atendido pela atual administração. “Com essa licitação os usuários do transporte público coletivo ganharão um melhor serviço e com mais qualidade. Além disso, o município poderá fiscalizar melhor as empresas de transportes e os serviços oferecidos à população”.
Entre os problemas apresentados sobre o atual transporte público de Aracruz estão: dispersão de rotas, frota envelhecida, falta de integração entre as linhas, entre outros. Os objetivos da nova concessão são a legalização do contrato; organização do marco regulatório; melhoria na qualidade do serviço; e fortalecimento de gestão pública.
A empresa ganhadora deverá seguir algumas metas estipuladas no novo contrato, que são: renovação e ampliação da frota; introdução de 12 carros zero quilômetro; implantação da integração temporal (bilhete integrado); redução de níveis tarifários; criação da linha Jacupemba x Sahy; entre outras.
Reunião com as comunidades
Três reuniões foram realizadas junto à população de Aracruz, no mês de setembro, para o levantamento de informações que irão subsidiar a elaboração do processo licitatório. Foram ouvidas localidades como Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Putiri, Mar Azul, Praia do Sauê, Praia dos Padres, Santa Cruz, Caieiras Velha, Coqueiral e Sede.
A audiência pública contou com a presença de vereadores, secretários municipais, empresários e sociedade civil organizada.
Clique aqui confira outras fotos
Secretaria de Comunicação de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cultura: Barra do Sahy recebe cortejo cultural neste sábado (17)
- Saúde publica Resultado Final do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Mutirão: Saúde intensifica prevenção e realiza 100 mamografias em mulheres aracruzenses
- Praias de Aracruz seguem próprias para banho
- GWM: Aracruz se consolida como polo estratégico com anúncio da unidade industrial
- Beach soccer marca abertura da Arena de Verão na Barra do Sahy
- Passe Livre: veja quem tem direito e como solicitar o benefício no transporte público municipal
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- Verão Aracruz 2026: banda Jammil é atração nacional na Barra do Sahy neste domingo (18)
- Verão: câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança nas praias de Aracruz