Escola indígena de Pau-Brasil vence segunda etapa do Concurso JornalEco
A Escola Municipal Pluridocente Indígena “Pau-Brasil” venceu a segunda etapa do Concurso JornalEco, premiando o professor Valdemir de Almeida Silva. O Jornaleco é uma publicação que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Fibria, executado pela Fundação Espaço Eco, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Aracruz.
Entre os meses de junho e outubro, as três escolas desenvolveram atividades com os alunos e a comunidade, voltadas ao tema “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, assunto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.
O professor Valdemir, campeão do concurso, explicou que os projetos desenvolvidos foram voltados ao uso racional da água, preservação dos rios e reflorestamento das matas degradadas. “Esse trabalho representou muito para nós, povos indígenas que vemos a água como um bem sagrado. Agora vamos dar continuidade aos trabalhos já agendados. Dedico esse prêmio à escola e meus alunos pelo empenho nesse concurso.”
A seleção e premiação aconteceram ontem (31/10), na EMEF Placidino Passos, onde uma comissão assistiu às apresentações dos projetos inscritos no concurso, direcionado aos professores do 5º ano da rede municipal, que contou com a participação da EMEF Coqueiral e do CMEB Mário Leal.
Água: é preciso preservar
O secretário de Educação de Aracruz, Saulo Meirelles, destaca a importância de promover discussões no meio educacional sobre as ações de meio ambiente. “Essa parceria entre Fibria, Fundação e secretarias municipais em diversos projetos têm contribuído com o trabalho na área ambiental. O tema água, especialmente, é um assunto que exige sensibilidade, porque é necessário preservar a natureza, pois sem ela não somos nada.”
Concurso JornalEco
No mês de novembro, a EMPI “Pau-Brasil” participará da terceira etapa do concurso, concorrendo com os municípios de Conceição da Barra (ES) e Alcobaça (BA). O professor vencedor receberá um kit multimídia para a escola.
O objetivo do concurso é promover o senso investigativo e a busca por soluções ou contribuições de problemas cotidianos da comunidade ou da escola sobre o uso racional da água, além de desenvolver habilidades para identificar e resolver problemas socioambientais e motivar ações para conservação do meio ambiente.
O JornalEco é distribuído gratuitamente nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Confira as fotos da segunda etapa do Concurso JornalEco
Fotos: PMA/Humberto De Marchi
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cultura: Barra do Sahy recebe cortejo cultural neste sábado (17)
- Saúde publica Resultado Final do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Mutirão: Saúde intensifica prevenção e realiza 100 mamografias em mulheres aracruzenses
- Praias de Aracruz seguem próprias para banho
- GWM: Aracruz se consolida como polo estratégico com anúncio da unidade industrial
- Beach soccer marca abertura da Arena de Verão na Barra do Sahy
- Passe Livre: veja quem tem direito e como solicitar o benefício no transporte público municipal
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- Verão Aracruz 2026: banda Jammil é atração nacional na Barra do Sahy neste domingo (18)
- Verão: câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança nas praias de Aracruz