Escola indígena de Pau-Brasil vence segunda etapa do Concurso JornalEco
A Escola Municipal Pluridocente Indígena “Pau-Brasil” venceu a segunda etapa do Concurso JornalEco, premiando o professor Valdemir de Almeida Silva. O Jornaleco é uma publicação que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Fibria, executado pela Fundação Espaço Eco, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Aracruz.
Entre os meses de junho e outubro, as três escolas desenvolveram atividades com os alunos e a comunidade, voltadas ao tema “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, assunto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.
O professor Valdemir, campeão do concurso, explicou que os projetos desenvolvidos foram voltados ao uso racional da água, preservação dos rios e reflorestamento das matas degradadas. “Esse trabalho representou muito para nós, povos indígenas que vemos a água como um bem sagrado. Agora vamos dar continuidade aos trabalhos já agendados. Dedico esse prêmio à escola e meus alunos pelo empenho nesse concurso.”
A seleção e premiação aconteceram ontem (31/10), na EMEF Placidino Passos, onde uma comissão assistiu às apresentações dos projetos inscritos no concurso, direcionado aos professores do 5º ano da rede municipal, que contou com a participação da EMEF Coqueiral e do CMEB Mário Leal.
Água: é preciso preservar
O secretário de Educação de Aracruz, Saulo Meirelles, destaca a importância de promover discussões no meio educacional sobre as ações de meio ambiente. “Essa parceria entre Fibria, Fundação e secretarias municipais em diversos projetos têm contribuído com o trabalho na área ambiental. O tema água, especialmente, é um assunto que exige sensibilidade, porque é necessário preservar a natureza, pois sem ela não somos nada.”
Concurso JornalEco
No mês de novembro, a EMPI “Pau-Brasil” participará da terceira etapa do concurso, concorrendo com os municípios de Conceição da Barra (ES) e Alcobaça (BA). O professor vencedor receberá um kit multimídia para a escola.
O objetivo do concurso é promover o senso investigativo e a busca por soluções ou contribuições de problemas cotidianos da comunidade ou da escola sobre o uso racional da água, além de desenvolver habilidades para identificar e resolver problemas socioambientais e motivar ações para conservação do meio ambiente.
O JornalEco é distribuído gratuitamente nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Confira as fotos da segunda etapa do Concurso JornalEco
Fotos: PMA/Humberto De Marchi
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento