Dentistas da Prefeitura recebem treinamento para detecção do câncer de boca
Dentistas da Secretaria Municipal de Saúde participaram de um curso de capacitação sobre o diagnóstico do câncer de boca. A aula aconteceu em Colatina, na última quinta-feira (31/10) e contou com 13 profissionais. O objetivo foi treiná-los para que detectem melhor lesões possivelmente cancerosas durante as consultas.
Segundo a dentista e organizadora do curso, Eliana Baptista, o câncer de boca é o 7º tipo mais frequente a afligir os brasileiros. Segundo ela, pessoas que sejam fumantes, com mais de 50 anos de idade, que fazem uso do álcool com certa regularidade e que trabalham expostas ao sol estão mais propícias a desenvolver a doença.
Eliana esclareceu que o câncer de boca ocorre geralmente a partir dos 50 anos de idade. Ele pode atingir os lábios, parte de dentro da boca, na parte de trás da garganta, nas amígdalas e nas glândulas salivares. “É mais frequente em homens que em mulheres, porém isso não quer dizer que pelo fato de ser mulher a pessoa estará livre da doença”, comentou a dentista.
“É importante que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima para evitar a doença”, explicou Eliana. Daí a importância de se promover o curso para qualificar os dentistas da rede municipal para a detecção precoce da doença e instruí-los sobre as técnicas mais modernas de tratamento. “A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de tratamento”, informou.
A capacitação e treinamento para detecção precoce e controle do câncer de boca foi uma parceria entre o Hospital Santa Rita de Cássia, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Regional de Saúde Estadual da Região Central e a Prefeitura Municipal de Aracruz.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)
- Saúde Ambiental ganha destaque na 9ª Formação do PSE
- Saúde da Mulher: Prefeitura inicia oferta mensal de biópsias de mama
- Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são empossados para o período 2026/2027
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias