Prefeitura de Aracruz vai realizar audiência para elaboração dos Instrumentos de Planejamento
Ao abrir a elaboração dos instrumentos de planejamento à participação popular, a Prefeitura de Aracruz reafirma o seu compromisso com o envolvimento dos vários segmentos da sociedade nas decisões e democratiza o processo que vai estabelecer diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos. Com este objetivo a Secretaria de Planejamento (Sempe) realiza no próximo sábado (09), às 8h, na Câmara Municipal a audiência pública para orientação e início do trabalho de construção coletiva do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o Secretário de Planejamento Estratégico, Marcus Zanotti Soares, a construção destes instrumentos de gestão de forma participativa possibilita a transparência na aplicação dos recursos públicos, define com clareza as metas e prioridades da administração, bem como os resultados esperados.
Entenda os Instrumentos de Planejamento:
O Plano Plurianual (PPA) 2010 – 2013 visa estabelecer os programas, ações, objetivos e metas da administração municipal para um período de quatro anos.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o elo de ligação entre o PPA, que funciona como Plano do Governo e a Lei Orçamentária Anual.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê a Receita, e fixa a Despesa para cada exercício.
Programação:
8h – Recepção aos participantes;
8h30 – Composição da Mesa;
8h40 – Abertura dos Trabalhos;
9h15 – Apresentação das Macro Orientações Estratégicas e Diretrizes que norteiam a elaboração dos PPA – LDO e LOA. Apresentação: Marcus Zanotti Soares.
9h30 – Apresentação de Conceitos Básicos enfatizando as responsabilidades do Município na construção dos instrumentos de Planejamento Público;
10h – Contribuições / Sugestões dos participantes;
10h30 – Apresentação da metodologia de trabalho para a elaboração do PPA – 2010 – 2013;
10h40 – Dados e informações sobre a execução do Orçamento Participativo
11h – Apresentação do Cronograma de execução das obras dos OPs de anos anteriores (2006, 2007, 2008);
12h – Encerramento (Almoço).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas
- Cema: Saúde amplia atendimento especializado e avança na oferta de consultas
- Aracruz apresenta o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil e abre canal para dúvidas e sugestões
- II Seminário Estadual de Libras destaca o uso da inteligência artificial na formação de professores na área de língua de sinais
- Polo UAB está ofertando 14 vagas remanescentes em Especialização em Metodologia do Atletismo
- Palestra virtual debate o tema: “Filhos e telas: quem está educando quem?”
- Aracruz passa a ser reconhecida como Capital Estadual dos Povos Originários por lei estadual
- Aracruz brilha e conquista primeiro e terceiro lugares em cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2026
- Aracruz firma parceria com Sesi/Senai para ofertar novos cursos de qualificação profissional