Prefeitura de Aracruz e população discutem a elaboração dos Instrumentos de Planejamento

A população de Aracruz se tornou parceira do poder público. Está participando, contribuindo e exercitando a cidadania na construção de uma cidade melhor para todos. A prova disso foi o Congresso Audiência para elaboração dos Instrumentos de Planejamento: PPA, LDO e LOA, promovido pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe) da Prefeitura de Aracruz, que aconteceu no último sábado, na Câmara Municipal. O evento com objetivo de abrir a elaboração dos instrumentos de planejamento à participação popular ofereceu à comunidade a oportunidade de expor suas reivindicações.
O evento teve início com as explicações sobre as diretrizes que norteiam a elaboração dos instrumentos de Planejamento. O Secretário de Planejamento Estratégico, Marcus Zanotti, esclareceu que é necessário a participação e o comprometimento de toda comunidade neste processo. “Através da elaboração do PPA, LOA e LDO buscamos construir em Aracruz um ambiente favorável ao desenvolvimento, consolidar a cidade como mais um município polo no Estado e proteger e recuperar o meio ambiente em Aracruz”.
A subsecretária da Sempe, Wany Ferrari, pediu à população que se comprometa com o desenvolvimento do município. “É importante que todos estejam envolvidos. Estes instrumentos contemplam as demandas da comunidade. A administração assumiu de forma competente e responsável estes instrumentos para assegurar os recursos públicos para melhoria da qualidade de vida de todos”.
Para subsecretária ao abrir o processo de elaboração do PPA à participação popular, o município reafirmou o compromisso com a participação social nas decisões e democratizou o processo que vai estabelecer diretrizes e metas para os próximos quatro anos. A técnica da Sempe, Patrícia Souza, explicou a metodologia de trabalho para elaboração do PPA 2010 a 2013. A secretaria interina de obras, Patrícia Madeira, apresentou o cronograma de execução das obras dos Orçamentos Participativos referente os anos de 2006, 2007 e 2008.
Após as apresentações foi aberto um espaço para questionamentos e sugestões dos participantes. Depois de escutar a todos, o Prefeito de Aracruz, Ademar Devens destacou a importância de uma sociedade mais comprometida com o município para que as coisas fluam melhor. “Peço desculpas pelas obras que ainda não conseguimos realizar, mas quero ressaltar que já fizemos muito e temos muito que fazer. É preciso que a comunidade também assuma suas responsabilidades e ajude a olhar o município”.
Devens declarou que a prefeitura já realizou 78% das obras do Orçamento Participativo. “Estamos buscando beneficiar a todos. Mas quero sugerir a equipe da Secretaria de Planejamento Estratégico que crie nas reuniões das microrregiões um espaço para reclamações dos moradores, dando mais atenção ao cidadão”. Devens falou sobre os problemas que a administração tem enfrentado. “Existe um problema na prefeitura, um ato de corrupção, um desvio de conduta ética. Infelizmente algumas pessoas se desviaram do caminho do bem. Mas quero ressaltar que as portas da Prefeitura estão sempre abertas para as investigações e que trabalhamos de forma transparente. Estamos tomando as devidas providências e aguardando os resultados do Ministério Público”.
Devens terminou dizendo que mesmo diante das dificuldades o trabalho da administração não parou. “Não paramos nossas realizações, temos obras acontecendo em vários pontos do município. Mesmo com a queda da receita dos royalties em 70% estamos correndo atrás de outros investimentos para que a cidade não pare de crescer. Não dá para fazermos tudo ao mesmo tempo como eu gostaria, mas podem ter certeza que vou me dedicar mais ainda neste mandato”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte