Prefeitura realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero na Unidade de Saúde de Vila do Riacho

Publicado em: 14 de maio de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero na Unidade de Saúde de Vila do Riacho

A Prefeitura de Aracruz sempre preocupada com a saúde da população está realizando esta semana (11 a 15/05) uma campanha educativa e preventiva com o objetivo de estimular as mulheres a fazerem exame preventivo de câncer de mama e colo uterino com o tema “Eu me amo, eu me cuido”, na Unidade de Saúde de Vila do Riacho, das 7h às 16h. Durante a semana estão sendo realizadas coletas de preventivo e sendo marcadas mamografias para mulheres acima de 40 anos. O Programa de Saúde da Família (PSF) pretende com esta campanha proporcionar à população o acesso, a esses exames, promovendo assim um melhor trabalho de prevenção.

De acordo com a enfermeira Renata Fernandes, é importante fazer esta mobilização para falar sobre estes dois tipos de câncer e como combater estes grandes vilões na saúde da mulher. “O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença”. A enfermeira explicou que toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico. Especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. Já a mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos.

A enfermeira Marcela Loureiro, esclareceu que a prevenção ainda é o caminho mais eficiente no combate ao câncer de colo de útero. “O exame não causa dor, é gratuito e rápido. Ele consiste na coleta de material para exame na parte externa e interna do colo de útero”. Loureiro destacou também que faz muita diferença na sobrevivência contra o câncer de mama é descobrir no início, através de exames de prevenção. “O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda está em sua fase inicial, ou seja, quando ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente”.

A campanha “Eu me amo, eu me cuido” termina amanhã (15) com uma palestra no Apoio de Vila do Riacho, às 13h, onde será abordado o tema Prevenção do Câncer do Colo Uterino e Câncer de Mama. Até o dia de hoje (14) já foram coletados 60 preventivos e marcadas 20 mamografias em mulheres de 40 a 59 anos.

Câncer do colo de útero

No Brasil estima-se que o câncer do colo do útero seja o terceiro mais comum na população feminina, correspondendo aproximadamente a 24% de todos os cânceres. O HPV é a sigla em inglês para o Papiloma vírus Humano, o campeão nas causas de câncer do colo de útero. Existem mais de 100 subtipos de HPV. Trinta e cinco deles infectam a mucosa genital. A transmissão do HPV é por meio de relações sexuais. Ele pode causar lesões e verrugas na vagina, colo de útero, pênis e ânus. Os fatores de risco são vários identificados para o câncer do colo do útero. O HPV tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos do câncer de colo de útero.

Câncer de Mama

A cada 36 minutos morre uma mulher com câncer de mama no Brasil. A maior incidência é registrada em mulheres entre 40 e 50 anos, mas também ocorrem diversos casos em mulheres mais novas. O tumor é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células. As causas diretas da grande maioria dos casos de câncer de mama ainda são desconhecidas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: