Prêmio Inovação 2009: abertas inscrições para o servidor público capixaba

Publicado em: 21 de maio de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prêmio Inovação 2009: abertas inscrições para o servidor público capixaba

O Ciclo 2009 do “Prêmio Inoves” que visa reconhecer formalmente os resultados alcançados por projetos que caracterizem a implementação de práticas inovadoras de gestão no setor público está com inscrições abertas até 10 de julho. Para candidatar-se ao Prêmio, a equipe responsável pelo projeto deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com o Relatório de Gestão do Projeto, elaborado com base nas orientações constante no roteiro específico, exclusivamente por meio do site do Inoves.

O “Prêmio Inoves” foi criado em 2005 pelo Governo do Estado, é coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Os critérios avaliados para observação serão a relevância social do tema e do objetivo; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado e a relação custo-benefício. Serão reconhecidos e premiados pelo “Inoves” os projetos que apresentarem resultados mais expressivos por meio de práticas inovadoras, caracterizados por pontuação mais elevada em cada categoria (inclusive, nas especiais).

Os projetos dos candidatos ao Ciclo 2009 do “Prêmio Inoves” devem qualificar-se em uma das categorias: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Existe ainda as categorias especiais que são divididas em Inovação na Gestão Legislativa e Inovação Tecnológica. Poderão candidatar-se ao Ciclo 2009 do “Prêmio Inoves” os projetos que atenderem os requisitos de elegibilidade.

De acordo com o secretário municipal de administração, João Evaristo Campagnaro Queiroz, podem participar do “Prêmio Inoves” projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e Ministério Público do Espírito Santo. “Desde o seu primeiro ciclo, o ‘Prêmio Inoves’ reconhece formalmente os resultados alcançados por equipes de trabalho que desenvolvem projetos inovadores que modernizam a administração pública e melhoram a vida da sociedade. Mais do que premiar, o ‘Inoves’ estimula o comprometimento dos servidores da gestão e desperta para novos valores no setor público”.

Nas quatro primeiras edições do Prêmio, foram mais de 400 projetos concorrentes, mostrando suas práticas inovadoras e evidenciando resultados concretos para o cidadão. Dos 400 trabalhos apresentados, mais de 50 mereceram destaque e foram reconhecidos, ganhando visibilidade e servindo de exemplo para outras iniciativas nos cenários estadual e nacional, por serem trabalhos desenvolvidos por equipes de profissionais inovadores do serviço público capixaba que mostram que quando todos se unem pelo melhor resultado, não vence apenas o melhor.

Os vencedores receberão o Troféu “Inoves”, além de um produto ou serviço no valor equivalente a R$ 7mil destinado à utilização no projeto, iniciativa ou unidade premiada, ou ainda à qualificação das pessoas envolvidas, a critério da equipe responsável pela inscrição. Será conferida Menção Especial – Destaque Parceria ao trabalho, selecionado entre todos os inscritos no Ciclo 2009 do “Prêmio Inoves”, que mais se destacar pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, sejam elas do setor público, social e ou privado. Poderão ser conferidas menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacarem no Ciclo 2009 pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do “Prêmio Inoves”.

Queiroz ressalta a importância dos servidores públicos participarem. “Inscreva seu projeto inovador e mostre sua capacidade de produzir resultados que melhoram a gestão pública e transformam a realidade. Nesta jogada, o que vale é acreditar. Vence toda a sociedade. Mas lembrem-se os trabalhos dos candidatos devem ter, pelo menos seis meses de implantação e apresentar resultados verificáveis”, finalizou.

Para se inscrever acesse: www.inoves.es.gov.br e conheça melhor o “Inoves”. A coordenação do Prêmio está disponível para informações e orientações técnicas, por meio do telefone (27) 3381-3245.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: