Prefeitura de Aracruz dá início ao serviço de “Termonebulização Fumacê” nesta terça-feira (25/02)
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), começa a disponibilizar a seus munícipes, a partir desta terça-feira (25/2), o serviço de “Termonebulização Fumacê”. Trata-se de um trabalho feito pelas “motofog”, que geram em seus escapamentos, uma densa neblina que se espalha pelo ar. Com este método é lançado uma mistura inseticida óleo (calda) suficiente para eliminar os mosquitos.
Ele será realizado na parte da noite em todo o município, porém, com as constantes chuvas e mau tempo a programação poderá sofrer algumas mudanças. Com o tempo úmido, o inseticida não é devidamente espalhado, não chegando a seu destino, que são as casas. Ao todo serão três motocicletas, devidamente caracterizadas, que farão o serviço durante 90 dias.
De acordo com a Secretaria de Saúde, este serviço se faz necessário devido à grande quantidade de mosquitos (Culex spp), popularmente conhecidos como pernilongos, que vem importunando moradores com suas picadas e interferindo na qualidade do sono e no desempenho de suas atividades produtivas.
Em situações de elevada exposição às picadas, alguns indivíduos, especialmente crianças e idosos, são geralmente mais suscetíveis aos processos alérgicos, que provocam ulcerações na pele ou dermatites. A atividade do mosquito inicia-se com o crepúsculo vespertino, atingindo o pico por volta da meia-noite, e decresce até o crepúsculo matutino.
Cuidados
A Semam faz um alerta a todos os moradores quanto alguns cuidados que devem ser tomados durante a exposição da fumaça, como proteger bem alimentos, aquários e bebedouros de animais, não podendo as pessoas ficarem expostas ou em contato direto, especialmente idosos e crianças, que nunca devem correr atrás das motos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O ITINERÁRIO
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba