Secretaria de Saúde anuncia a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS)
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina que previne o câncer do colo de útero (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para adolescentes do sexo feminino dos 11 anos aos 13 anos, além das indígenas de 09 a 13. Tanto as adolescentes quanto as indígenas, que juntas somam 2.348 pessoas, são consideradas a população-alvo no município de Aracruz.
Para se imunizar contra o HPV, cada menina deve receber três doses da vacina. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses e a terceira, em cinco anos. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas, para que o Ministério da Saúde tenha um controle das doses que serão aplicadas.
O sucesso da estratégia de vacinação depende do trabalho articulado das Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unidades de Saúde e Escolas públicas e privadas. A vacinação em escolas, consideradas formadoras de opinião, é decisiva para o alcance da meta vacinal das adolescentes, pois possui legitimidade na disseminação das informações às adolescentes.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a “quadrivalente”. Ela previne quatro tipos de HPV (6,11,16 e 18), sendo que dois deles (16 e 18), respondem por 70% dos casos de câncer do colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
Todas as unidades de saúde, escolas públicas e particulares do município, vão estar envolvidas nessa campanha. A primeira dose da vacina HPV será administrada nas escolas a partir do dia 10 de março de 2014 ( Dia de Mobilização Nacional).
O objetivo é prevenir o câncer do colo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta doença. A meta é vacinar 80% da população-alvo, o que representa 1.878 meninas com a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. A vacina não será disponibilizada para adolescentes fora da faixa etária.
A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacina contra HPV é considerada uma medida preventiva, por isso não deve substituir a realização de exames periódicos e o uso de preservativos nas relações.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento