Pedagoga da rede municipal de ensino tem trabalho aprovado por Comitê Científico da Ufes
O trabalho intitulado “Práticas Institucionalizadas do Conselho Tutelar na Interface com os Encaminhamentos da Escola: As Crianças Negras Atendidas”, de autoria da pedagoga da rede municipal de ensino de Aracruz, Marluce Leila Simões Lopes, foi aprovado pelo Comitê Científico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Ele será apresentado no IV Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação a ser realizado na Escola Superior de Educação (ESE), Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal entre os dias 14 a 17 de abril.
Os congressos, que ocorrem de forma simultânea, estão sendo promovidos pelo Fórum Europeu de Administração da Educacional da Espanha (FEAE-ES), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE-PT), Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (INTEREDUC). Trata-se de um espaço público de interlocução e circulação internacional do conhecimento no campo da gestão da educação.
A pedagoga Marluce já se encontra em Portugal para a apresentação do trabalho. Ele objetiva compreender as práticas do Conselho Tutelar para com crianças negras encaminhadas pela escola e os discursos institucionais sobre tais sujeitos.
A pesquisa qualitativa consta de observação participante, entrevistas e análise documental como “lentes” que possibilitem conhecer as intenções educativas dos movimentos dos diferentes profissionais da escola e Conselho Tutelar, implicados por universalismos, preconceitos e discriminações. Parte-se do princípio de que os atributos raciais podem influenciar as práticas indicativas das crianças encaminhadas ao atendimento do Conselho Tutelar.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica Resposta aos Recursos e Convocação do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Educação: programa Partiu IF amplia oportunidades e disponibiliza 40 vagas gratuitas
- Aracruz inicia programação esportiva do Verão 2026 na orla
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município