Guaraná vai encenar sua 43ª Paixão de Cristo
Tradição presente na história cristã desde a Idade Média, a representação teatral da vida de Jesus Cristo traz uma comunhão entre história, público e fé que se fortalece com o passar do tempo. O espetáculo “Jesus – O Nazareno” realizado no Distrito de Guaraná, que acontece nesta sexta-feira santa (18/04), a partir das 20h, entra em sua 43ª edição, encantando moradores e turistas no maior Teatro Sacro do estado.
A encenação já entrou no calendário de eventos de Guaraná e tem como característica adaptar a estrutura de espetáculo ao ar livre a um local específico. O local da encenação é formado por uma área de 3 mil metros quadrados, com três templos, um poço, uma piscina e duas grutas construídas com pedras, sendo que o local tem capacidade para dez mil pessoas.
O secretário de Turismo e Cultura, Hélder Tabosa, falou da importância dessa apresentação para o incremento turístico e econômico da região. “A encenação de Guaraná acaba movimentando todo o trade turístico de Aracruz com aumento da taxa de ocupação dos hotéis e fluxo de pessoas na orla”, comentou.
Ele ressaltou também o enriquecimento cultural e social da comunidade por conta do evento, responsável por integrar os moradores. “É um evento de muita emoção, um espetáculo imperdível que vai emocionar quem vier”, disse Tabosa.
Para assistir ao espetáculo, uma grande estrutura foi montada para atender o público presente, com um amplo pátio pavimentado, de fácil acesso, com visão de todo cenário que é arborizado. O local também contará com praça de alimentação, banheiros químicos e um estacionamento.
Os números a respeito do espetáculo impressionam: são 350 atores, 50 técnicos, 90 faixas na trilha sonora, 38 cenas, 900 peças no figurino, animais reais, três máquinas de fumaça, quase duas horas de encenação, cinco meses de preparação além de iluminação e feitos modernos. O valor do ingresso é de R$ 5,00
O evento é realizado pela Associação de Moradores de Guaraná, com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
História
O teatro Sacro em Aracruz teve início em 1971 com aproximadamente 25 atores (membros da igreja). A partir de 1975, o grupo de jovens se apresentou até o ano de 1983 em Guaraná. De 1983 a 1987 a pastoral da juventude passou a apresentação para a sede. Posteriormente a apresentação retornou ao seu local de origem e a cada ano todo o cenário era construído com parte do figurino sendo reconstruído, o que ocasionava um alto custo. Desse modo foi feita uma parceria com a comunidade local e outras organizações que aderiram e buscaram recursos para a construção do cenário fixo, e assim, a cada ano, o público vem aumentando e o teatro se consolidando.
Localização
O teatro é realizado na Sede da Associação de Moradores de Guaraná, localizada na avenida Gabriel Pandolfi, 370, a 500 metros da BR 101, com acesso no km 186.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa