Hoje começa, em Aracruz, a Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) realizarão nos dias 17, 18 e 19 de junho na Câmara Municipal e no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Conferência Municipal de Educação (Comea). O evento tem como objetivo construir conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação coerente com a visão sistêmica da educação que reafirma a autonomia dos entes federados e avança na organização do Plano Nacional de Educação. No dia 17 de junho acontecerá a abertura oficial da Comea às 19h, na Câmara Municipal, no dia 18, das 8h às 17h, o evento será no Polo UAB e no dia 19, das 8h às 17h, o evento encerra-se na Câmara Municipal.
De acordo com a secretária de educação, Marilza Furieri, será uma oportunidade para os professores, pais e sociedade civil discutirem os rumos da educação nacional. “Esta conferência tem a finalidade de fazer com que vários segmentos da sociedade participem ativamente na construção de um novo sistema educacional, ao definir políticas educacionais que promovam a inclusão social e a diversidade dentro do âmbito do Sistema Nacional Articulado de Educação”.
A Comea culminará na edição estadual e nacional, tendo como tema, “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Plano Nacional de Educação”, suas diretrizes e estratégias de ação que serão discutidos a partir dos seguintes eixos temáticos e respectivos colóquios:
- Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
- Papel do Estado na garantia do direito à educação: organização e regulamentação da educação nacional;
- Qualidade e avaliação da educação nacional;
- Formação e valorização dos trabalhadores em educação;
- Financiamento da educação, gestão democrática e fortalecimento institucional das escolas e dos sistemas de ensino;
- Justiça social e educação: inclusão, diversidade e promoção da igualdade social.
A Conferência Nacional de Educação (Conae) se realizará em Brasília – DF, no período de 23 a 27 de abril de 2010 e tem nas suas bases estrutural e organizacional, as Conferências Municipais, Intermunicipais, do Distrito Federal e Estaduais de educação. As Conferências Municipais e ou Intermunicipais acontecerão até 30 de junho de 2009 e as Estaduais e do Distrito Federal serão realizadas até 30 de novembro de 2009.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: RETIFICAÇÃO da 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- 15ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quarta-feira (2)
- Secretaria de Meio Ambiente participa da Oficina sobre Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC)
- 26ª Expo: camarotes do Rodeio já estão disponíveis para aquisição
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: 11ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Jogos Escolares Brasileiros (JEBs): Aracruz é a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação