Moradores do bairro Vila Rica recebem a segunda etapa da capacitação sobre coleta seletiva
Dando continuidade aos trabalhos de capacitação sobre a coleta seletiva, moradores do bairro Vila Rica, receberam na noite desta quinta-feira (30/5), a segunda etapa deste trabalho, realizado pela prefeitura, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva. A primeira etapa foi no dia 23/5.
A continuidade dos trabalhos, que também ocorreu na Paróquia do São Camilo do Bairro Vila Rica, teve início com a exibição do filme "História das Coisas", um documentário de 20 minutos, produzido nos Estados Unidos, mas com um conceito que se aplica a todo o mundo, mostrando de uma forma direta, o “passo a passo”, da extração, produção, venda, consumo e descarte dos resíduos sólidos, e como tudo isso afeta as comunidades em diversos países.
Desta forma, os moradores tiveram a oportunidade de conhecerem as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e o alerta pela urgência de ser criado um mundo mais sustentável e justo.
Posteriormente, o assunto tratado foi a “Caracterização da Coleta Seletiva”, ou seja, o plano com que o município irá trabalhar, os produtos que fazem parte da logística reversa, assim como de quem é a responsabilidade. A Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva já realiza, por exemplo, a conscientização para o correto descarte de resíduos tóxicos como pilhas, baterias, lâmpadas, pneus e embalagem de agrotóxico, sendo que todos devem ser devolvidos junto ao estabelecimento onde foram comprados, que por sua vez são obrigados a recolher e destinar, visto a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010.
Também foi mencionado o incentivo prático, por meio de exemplos de como reaproveitar os resíduos dentro das próprias casas e formas de não gerarem mais resíduos, como o uso do filtro de pano para coar o café, ao invés do uso do filtro de papel, a reutilização das embalagens de manteiga, requeijão para guardar alimentos na geladeira e a utilização da sacola do pão francês para estourar pipoca em micro-ondas.
A capacitação
Este evento foi uma iniciativa dos jovens da Igreja Católica do bairro que buscaram o apoio da Prefeitura para realizar a capacitação que tem como objetivo o treinamento de facilitadores na divulgação e controle de coleta seletiva nas comunidades.
Técnicos e profissionais especializados na área palestram e discutem com os moradores pequenas ações que resultam em grandes mudanças em relação à coleta seletiva e o bem estar da sociedade, tais como: conservação ambiental, redução da geração do lixo doméstico que será destinado ao aterro, proporcionando um menor gasto para sua coleta, com economia para o município, combate e erradicação de doenças, além de gerar empregos para os cooperados.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 27ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- 27ª ExpoAracruz: Alteração do Cronograma
- 27ª ExpoAracruz: Orientações - Documentos
- 27ª ExpoAracruz: Lista de Inscritos no Edital n.º 005/2026
- Defesa Civil de Aracruz reforça monitoramento e prevenção durante o El Niño
- Semds divulga resultado da Chamada Pública Nº 001/2026 do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA
- Nova sede da Emef Bárula Neves dos Santos vai ampliar oferta de vagas com investimento de R$ 15 milhões
- Cassiane sobe ao palco para celebrar o Dia do Evangélico Aracruzense no sábado (18)
- Orçamento Cidadão: prefeitura assina Ordem de Serviço para construção da Praça de Itaparica