Município de Aracruz ganha destaque no “Blog Educação”
O “Blog Educação” é uma mídia desenvolvida pelo “Instituto Votorantim que apura e dissemina informações relevantes sobre mobilização social voltada para a educação, e tem como objetivo central, contribuir para o fortalecimento de seu valor social. Como o Blog acompanha e reporta informações sobre o universo da educação, o município de Aracruz teve destaque pela sua temática de formação continuada de professores, divulgada em uma matéria intitulada “Dia de Formação”.
O conteúdo que foi publicado nesta segunda-feira (2/6) comenta sobre o empenho dos professores da rede municipal quando estes se dispõem de um dia da semana para se destinarem ao planejamento de atividades e à formação. Para isso, todos eles se organizam em grupos de acordo com o ano escolar ou a disciplina que lecionam.
O encontro acontece a cada mês ajudando os docentes a aprofundarem seus conhecimentos, trocando informações, experiências e planejando novas estratégias de ensino, sendo que eles dedicam 15 horas de sua carga semanal, além de estudar, planejar e preparar os encontros sob orientação da Secretaria de Educação.
Marineusa Ribeiro, que coordena a formação continuada de professores, juntamente com Jenilza Morellato, comenta sobre essa iniciativa e seus desafios. “Os desafios que são impostos aos profissionais da nossa área estão cada vez mais complexos, o que exige a busca permanente pela atualização de conhecimentos e pela renovação das metodologias de ensino”, comenta Marineuza
Para Jenilza Morellato, a tarefa de educar exige desses profissionais um aperfeiçoamento contínuo da prática pedagógica por fatores como a expansão do uso da tecnologia, da velocidade na circulação das informações e das novas organizações da vida familiar e profissional.
A formação continuada dos professores deve ter como principal fundamento a formação de profissionais pesquisadores de sua própria prática e da realidade em que atuam, para que, a partir da reflexão constante sobre essa prática e essa realidade, encontrem alternativas possíveis e adequadas às necessidades observadas.
Formação na área
Todos os professores da rede municipal de educação em Aracruz possuem formação na área em que atuam. Desta forma, a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz cumpre com a meta estabelecida pela Política Nacional de Valorização dos profissionais da educação, que assegura a todos estes professores da educação básica, uma licenciatura na área que atuam.
Cilque no link abaixo e acesse a matéria na íntegra
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028