Aracruz e Fundão conversam sobre nova demarcação de divisa municipal
O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, reuniu-se nesta terça-feira (16), com a prefeita de Fundão, Maria Dulce, e sua equipe de governo para apresentar as adequações nas divisas municipais entre os dois municípios. O encontro é promovido pela Prefeitura de Aracruz, decorrente de atualização sobre base cartográfica com mais precisão. Participaram também a vereadora de Aracruz, Rosane Machado e o gerente de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento (Sempla), Orçamento e Gestão de Aracruz, Jurandi Giovanni.
Na ocasião, foram discutidas as novas definições já estabelecidas pelo Idaf desde 2012, sobre as linhas do limite entre os dois municípios, que foram alteradas nos locais onde estavam desconexas com a Lei estadual nº1919/65. Com isso, partes das comunidades de Cachoeirinha e Mucuratá II fazem parte do município de Fundão e não do município de Aracruz.
O traçado da divisa anterior era baseado sobre as cartas topográficas do IBGE de 1970, de menor precisão cartográfica. As ortofotos adquiridas pelo Estado por meio da Vale nos anos de 2007 e 2008, propiciaram refinar o traçado das divisas, revelando detalhes de divisores hidrográficos, cursos d'água, entre outros.
O gerente de Geoprocessamento da Sempla, Jurandi Giovanni, comentou a adequação e sua metodologia: “Apesar de reconhecemos a existência de vínculo afetivo e socioeconômico com o município de Aracruz, a divisa intermunicipal entre as comunidades de Cachoeirinha e Mucurutá II seguiu os limites estabelecidos pela Lei, pela base cartográfica do Estado do Espírito Santo e pelas demais cartas do IBGE, não havendo conflitos conhecidos entre os municípios”, explicou.
Com o advento das tecnologias de GPS e imagens aéreas ou orbitais implantadas pelo município de Aracruz em 2008, ficou mais fácil a localização dos empreendimentos e delimitações de seus distritos políticos, comunidades rurais e limites intermunicipais. Com a aplicação dessa tecnologia, ficou propícia a elucidação de diversas pendências relativas à localização de linhas de limites das reais localizações de suas divisas entre os municípios. Ao mesmo tempo em que propiciou um controle maior do território por parte dos gestores municipais.
Durante a apresentação dos fatos ficou definido entre os prefeitos buscar melhor esclarecimento junto ao órgão Estadual Idaf, responsável pelas delimitações intermunicipais no Estado, para posteriormente serem tomadas as decisões necessárias, para acordo entre os dois municípios.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026