Prefeitura promove tarde de capacitação sobre a erradicação do trabalho infantil
Com o objetivo de capacitar seus servidores a respeito da erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu uma tarde de capacitação. O evento foi composto por um conjunto de palestras e debates e aconteceu, nesta quinta-feira (26/06), no auditório da EMEF Placidino Passos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Naciene Modenesi Vicente, o evento foi feito com o intuito de discutir e compartilhar com a equipe de servidores ligados à assistência social ações para integração do trabalho que busca combater a exploração do trabalho infantil. “É importante respeitar a criança, garantindo a ela todos os direitos à plena infância”, explicou.
A assistente social do CREAS, Poliane Diogo Ribeiro Souza, falou sobre a realidade e as dificuldades enfrentadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Aracruz. Hoje o programa atende a seis famílias no município e a 14 crianças. Essas pessoas recebem acompanhamento psicossocial, amparo jurídico, médico, além de apoio para inserção em programas e serviços da rede socioassistenciais.
Ela falou que a maior dificuldade enfrentada pelas assistentes sociais é mapear as situações de vulnerabilidade das crianças, já que o trabalho infantil é algo muito sutil. “O problema é que o trabalho infantil é culturalmente aceitável e até bem visto por parte da sociedade”, comentou. A solução é combater a reprodução cultural dos mitos sobre o trabalho infantil. Faz-se necessário acabar com a ilusão de que criança que trabalho fica livre das drogas e da criminalidade, por exemplo.
Segundo Poliane, uma criança que é submetida ao trabalho precoce é passível de sofrer uma série de abusos físicos e psicológicos e as consequencias serão muito ruins, pois a vítima pode cair na marginalidade e ter contato com mais facilidade no mundo das drogas.
Após a palestra, as assistentes sociais do CREAS de Vila Velha, Rayene Agrizzi Carminati, e Isaura Pinho Araújo trocaram algumas experiências sobre o trabalho delas no combate ao trabalho infantil e depois houve um debate entre os cerca de 150 participantes do evento.
PETI
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O programa compreende transferência de renda – prioritariamente por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.
O Peti está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)