Moradores da Aldeia Pau Brasil vão receber palestra sobre Cadastro Único e Bolsa Família
A coordenadora municipal do programa Bolsa Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sidna Ramos Morais, irá ministrar uma palestra sobre o Bolsa Família e o Cadastro Único, na próxima terça-feira (22/07), a partir das 9h, no Centro Comunitário de Pau Brasil. Podem participar do evento além dos moradores da Aldeia, os beneficiários dos programas ou os interessados em conhecer as vantagens deles.
Trata-se de uma oportunidade única para tirar todas as dúvidas a respeito do tema e saber quem pode receber o amparo e como procurar os direitos. Os participantes do evento devem levar CPF ou o Cartão do Bolsa Família.
Sidna cinformou que os interessados terão acesso a uma palestra informativa sobre o Cadastro Único, que na verdade é um banco de dados criado para o Governo Federal saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras mais pobres. É por meio dele que o governo consegue entender quais são as principais dificuldades que as famílias enfrentam e como ajudar a melhorar as condições de vida delas.
No Cadastro Único há dados sobre renda, tipo de moradia, escolaridade, idade e outros. O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança na situação da família. Podem ser cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo mensal por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda total por mês.
“Para uma família ser beneficiada por programas como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Telefone Popular, entre outros, ela deve estar inscrita no Cadastro Único”, explicou Sidna. Ela alertou a importância de saber que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nestes programas, pois cada um deles tem suas regras. “Essas dúvidas e outras que causam mal entendidos serão sanadas na palestra”, avisou.
A palestra vai também tratar sobre o Bolsa Família o mais conhecido programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele integra o Plano Brasil Sem Miséria, cujo foco são os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
Em Aracruz, 4.641 famílias têm direito ao benefício e recebem em média R$ 136,99.
Serviço:
Palestra informativa sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família.
Data: terça-feira (22/07)
Local: Centro Comunitário Pau Brasil
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026