Defesa Civil promove reunião para organizar simulação que será feita no bairro Santa Luzia
As Defesas Civis Estadual e Municipal e representantes das Secretarias Municipais de Obras, Ação Social, Saúde, Educação e Transportes, além do corpo de bombeiros, polícia militar e grupamento de escoteiros promoveram nesta sexta-feira (18/07) a segunda reunião na Secretaria de Habitação para tratar do roteiro de um simulado prático de deslizamento, que será realizado no dia (16/08), no bairro Santa Luzia, em Aracruz um local propício a este tipo de calamidade.
A reunião foi conduzida pelo Secretário de Habitação, Rodrigo Scoppel, que ressaltou a importância dessa atividade cujo intuito é preparar a estrutura administrativa do município e a população para se precaver e enfrentar as adversidades naturais. “Como se trata de uma atividade de muita complexidade é necessário organizar tudo detalhadamente e avaliar o que pode funcionar e o que não no dia da ação”, pontuou.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, subtenente Euclides Correa Diniz, explicou que o órgão pretende produzir um treinamento com contornos próximos da realidade, expondo todas as situações adversas enfrentadas em um eventual desastre. “Temos que preparar os profissionais da área e a população a proceder em caso de acidente real de grande magnitude para que possamos dar as respostas com agilidade e eficiência”, explicou.
A segunda reunião foi feita para organizar os preparativos do simulado, como a montagem do roteiro a ser seguido, o número de famílias que vão participar, o papel das secretarias e órgãos envolvidos no dia do evento. A intenção é que o evento seja de grande porte e se torne uma referência para outros municípios agirem em situações semelhantes.
Segundo o subtenente é necessário mobilizar o maior número de populares para que a simulação seja a mais próxima da realidade possível. Além dos moradores, o engajamento das demais secretarias, do corpo de bombeiros, da polícia militar é fundamental para o sucesso do evento. O próximo passo é proceder à demarcação dos pontos críticos da área e se reunir com representantes da comunidade para incentivá-los a se engajar na iniciativa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz