SEMSA reforça a importância do recadastramento do Cartão Cidadão
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) reforça que todos os postos de saúde de Aracruz estão realizando o cadastro e o recadastramento dos usuários do Cartão Cidadão, aquele de uso próprio do munícipe. Esta ação está sendo desenvolvida com a finalidade de atualizar o banco de dados, ou seja, fazer um “filtro”, deixando no sistema apenas quem é morador do município.
De acordo com a SEMSA essa medida foi adotada porque havia no cadastro 230 mil usuários, sendo que a população de Aracruz tem aproximadamente 90 mil habitantes. Em apenas uma semana de recadastramento foram identificados mais de 10 mil cadastros de turistas e municípios vizinhos, culminando em acúmulo e filas nas Unidades.
É válido ressaltar que o recadastramento do Cartão Cidadão e a utilização do cartão SUS não implicará em nenhum prejuízo de falta de atendimento. Entretanto é fundamental a cooperação de todos para que sejam evitados possíveis transtornos aos munícipes.
Para realizar o recadastramento, é preciso levar as cópias necessárias para a renovação e atualização em uma Unidade de Saúde. Posteriormente, a Agente Comunitária de Saúde (ACS) entregará o cartão na residência.
Será obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
Para maiores de 18 anos:
Identidade; cpf; titulo eleitoral; declaração assinada pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) confirmando a municipalização do solicitante; telefone para contato e comprovante de residência em nome do solicitante.
Obs: Se não possuir, apresentar o comprovante original acompanhado da certidão de casamento, contrato de locação do imóvel ou declaração de residência com firma reconhecida assinada pelo locador.
Para menores de 18 anos
Certidão de nascimento do menor; identidade do responsável; comprovante de residência em nome do responsável;
Obs: Se não possuir, apresentar o comprovante original acompanhado da certidão de casamento, contrato de locação do imóvel ou declaração de residência com firma reconhecida assinada pelo locador; termo de guarda, tutela ou doação para os casos que exigirem.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa
- Nova lei proíbe pesca com traineiras no litoral capixaba
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026