Prefeitura de Aracruz investe em tecnologia no combate a Dengue
A Prefeitura de Aracruz está dando um grande passo para a modernização do trabalho realizado pelos 65 agentes de Saúde Ambiental. Trata-se da aquisição, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), de um software de coleta remota de dados, desenvolvido especialmente para utilização em ações da rotina da Dengue (PNCD).
A empresa criadora do sistema foi a ECOVEC S.A. e o investimento médio, para a implantação e manutenção, por ano, foi de 150 mil reais. O município é o primeiro do Espírito Santo a efetivamente utilizar esse sistema.
O “Dengue Report”, como é chamado o sistema, é capaz de armazenar e processar, em tempo real, informações coletadas em campo e disponibilizá-las em forma de relatórios estatísticos e análises para consulta imediata.
De acordo com a gerente de vigilância em saúde do município de Aracruz, Gabriela Maria Cole Seidel, atualmente a coleta de informações realizada pelos agentes de saúde ambiental é manual, consolidada pelo supervisor e posteriormente digitada em um sistema para que sejam tabuladas as informações reais sobre o local trabalhado. Com isso, o processo demora em média umas duas semanas e não há muita precisão devido o programa utilizado.
“Com o novo sistema, essa informação passa a ser em tempo real, o que possibilitará maior eficácia nas ações de intervenção preventiva, como é o papel da vigilância ambiental em saúde”, explicou a gerente de vigilância.
Nesse primeiro momento, são realizadas as capacitações de todos os profissionais envolvidos no controle do vetor da dengue e a transição já está sendo realizada, sem prejuízo nenhum ao serviço realizado.
Metodologia
A partir de agora, os agentes de saúde ambiental responsáveis pelas visitas domiciliares receberam cada um, um aparelho celular com câmera e o sistema “Dengue Report” implantado, adaptado para o município de Aracruz.
Durante as visitas às residências, serão substituídos os antigos cartões que continham as informações manuscritas por etiquetas com “QR Code”. Ao registrar a imagem da etiqueta pela câmera do celular, automaticamente as informações referentes àquela casa serão inseridas no sistema. O que possibilita o acompanhamento em tempo real da rotina de campo desse trabalho de monitoramento e prevenção dos agentes.
Para mais informações, o telefone do Centro de Controle de Zoonoses é o 3296-1365.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025