Alunos do CMEB Honório Nunes de Jesus recebem óculos de grau do projeto “Um Novo Olhar”
Na manhã desta sexta-feira (25/7), 20 alunos do 1º ano do ensino fundamental da CMEB Honório Nunes de Jesus receberam os óculos de grau do projeto de acuidade visual “Um Novo Olhar”, uma iniciativa do Lions Clube de Aracruz em parceria com a Prefeitura por meio das secretarias de Educação e Saúde.
A cerimônia de entrega contou com as presenças da diretora da escola Solange Siqueira Magalhães, do presidente do Lions Clube de Aracruz, Rogério Testa França, do coordenador do projeto Edimar Giacomim, além de professores e pais de alunos.
Antes da entrega dos óculos aos alunos, Solange agradeceu o apoio prestado pelo Lions Clube e comentou sobre esta iniciativa. “Muitas de nossas crianças estavam com problemas de vista, por isso eu só tenho a agradecer a esta parceria e a atenção dada aos nossos alunos que agora poderão enxergar melhor e, consequentemente ter outro desempenho nas salas de aula”, comentou.
O presidente do Lions Clube, Rogério Testa França, falou da importância da iniciativa e pediu que as crianças cuidem bem e façam bom uso dos óculos. “Nossa intenção é fazer com que cada criança, que agora possui seus óculos de grau, possam ler com mais vontade, tirar boas notas e fazer seus pais felizes com a melhora no desempenho. Por isso é importante que cada um de vocês alunos, usem sempre os óculos e cuidem bem dele”, disse.
No momento da entrega, um a um, cada aluno, na companhia dos pais ou responsáveis, ia à frente da sala e recebia os óculos. Eles ainda foram orientados sobre os principais cuidados como não dormir com eles, não deixá-los soltos em cima de mesas, além de não limpá-los com a camisa e usar alguma corda para sustentá-los.
Já os pais dos alunos, foram orientados a acompanhá-los e cobrá-los para que sempre usem os óculos e também deem continuidade ao tratamento da visão, levando o filho a um oftalmologista para outros exames e trocas dos óculos a cada ano.
Um Novo Olhar
O Coordenador do projeto, Edimar Giacomim, falou sobre o projeto e sua continuidade. “O objetivo geral é contribuir com o aumento da competência visual dos escolares inseridos no 1º ano da rede municipal de educação de Aracruz, por meio de diagnóstico da deficiência visual e correção da mesma com o uso dos óculos de garu”, pontuou.
Ele explicou que no início foi feito uma triagem, com a realização de duas etapas; uma ocorrida no dia 30 de abril e a outra no dia 09 de maio. Na ocasião, todos os alunos do 1º ano e alguns que os educadores perceberam alguma dificuldade na visão em sala de aula, também foram avaliados.
Durante o processo, 80 alunos foram avaliados. Destes, 25 precisaram realizar a consulta com oftalmologista, e 20 receberam os óculos. A triagem foi realizada por voluntários do Lions Clube com a equipe de parcerias externas da SEMED. Tanto as consultas quanto os óculos foram doados pelo próprio Lions Clube.
De acordo com Edimar, trata-se de um projeto piloto que possibilitará fazer treinamento e conhecimento do custo. “Concluímos que necessitamos aproximadamente de R$ 230 reais por criança. Nossa intenção é atender efetivamente 100 crianças a cada ano, fornecendo exames e óculos, por isso necessitamos de cooperação e parcerias com empresas para que possamos atender e ajudar todos os alunos cuja visão é deficiente”, explicou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi