Alunos da escola Honório Nunes participam de Oficinas Lúdicas
As estudantes Jemina Acioli Calfi e Lavynia Honorato Barros estavam muito orgulhosas com os panos de prato que elas bordaram e agora vão enfeitar a cozinha de suas casas. Elas são alunas do CMEB Honório Nunes, no bairro Morobá, e participaram durante essa semana de uma Oficina de pet aplique, como uma das atividades do Programa Mais Educação do Governo Federal.
De acordo com a coordenadora do Projeto Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação, Nívea Renata Dalmaso, foram ministradas Oficinas de artesanato, pintura em molde vazado, vagonite e pet aplique para cerca de 70 alunos. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (25/07), com uma série de atividades lúdicas, entre as quais uma animada contação de histórias e a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos.
As colegas Jemina e Lavynia bordaram nomes e desenhos em panos de pratos e informaram que vão presentear as mães. “Espero que ela goste e coloque para enfeitar a nossa cozinha”, disse Jemina. Já Lavynia contou que a partir de agora vai se aprofundar na arte do pet aplique e praticá-la para enfeitar suas roupas e de seus familiares. “Adorei aprender esse tipo de bordado e agora vou enfeitar tudo lá em casa”, avisou.
A coordenadora do Projeto, Nívea Dalmaso, contou que essa é a intenção da iniciativa, desenvolver nas crianças o interesse pelo artesanato, esporte, alfabetização, tirando elas do risco social. “Com as atividades extracurriculares os alunos ficam menos suscetíveis ao ócio e às más influências das ruas”, explicou.
Segundo ela, ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, o Programa Mais Educação contribui para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. “Os alunos que participam do Programa têm um ganho considerável no aprendizado e melhoram o convívio social”, contou.
Ela explica que escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.
Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação oferece às escolas uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento