Aumenta a procura pelo “Programa Planejamento Familiar” em Aracruz

A procura pelos serviços do “Programa Planejamento Familiar” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde vem aumentando significativamente. Tal comportamento revela que o cidadão aracruzense está mais consciente na decisão de ter filhos ou não, na prevenção de gestações de alto risco e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Outro destaque atual é o número crescente de homens interessados em informações, em especial referentes à realização da Vasectomia. “Está em curso a quebra de um forte paradigma, pois muitos homens tinham preconceitos contra essa forma de contracepção”, destacou a Assistente Social do Programa, Sandra Musso.
O “Programa Planejamento Familiar” tem o objetivo de garantir o exercício dos direitos reprodutivos aos cidadãos de Aracruz. Por meio dele, homens e mulheres participam de ações preventivas e educativas, aconselhamentos e métodos contraceptivos disponíveis, incluindo, caso haja o interesse, o processo de esterilização definitiva como Laqueadura de Trompas ou Vasectomia.
Equipe de Trabalho
Todo o processo envolve uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais e psicólogas. As ações preventivas, educativas e dispensação de contraceptivos orais, injetáveis e preservativos são realizadas nas unidades de saúde do município, já os atendimentos do Programa de Planejamento Familiar acontecem na Unidade da Atenção Secundária Vila Rica.
Os pacientes participam de palestras, atendimento psicológico, de enfermagem, assistente social e médico. E caso a mulher ou o homem informar o desejo de realizar a esterilização definitiva serão encaminhados ao Programa para abertura do processo. Nesse caso, para ser submetido ao procedimento, o (a) paciente deverá ter idade superior a 25 anos e/ou dois filhos vivos, conforme diz a Lei Federal nº 9.263 de 12 de janeiro de 1996.
Segundo a Enfermeira do Programa, Sheila Penha Moraes, ainda conforme a Lei, o prazo entre a abertura do processo e a realização do procedimento é de no mínimo dois meses onde o casal decidirá se realmente realizará a intervenção cirúrgica. As cirurgias são realizadas na Fundação Hospital Maternidade São Camilo.
O “Programa Planejamento Familiar” funciona na Unidade da Atenção Secundária Vila Rica, situada na Rua Padre Luiz Parenzi, SN – Vila Rica.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone:
3256-6182
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025