Defesa civil planeja simulado de deslizamento no bairro Santa Luzia
Os moradores do bairro Santa Luzia vão ter a oportunidade de vivenciar na prática como a defesa civil procede para resgatar pessoas em caso de deslizamento. Durante toda a manhã deste sábado (30/08), a Secretaria de Habitação e as Defesas Civis Estadual e Municipal vão produzir um treinamento com contornos próximos da realidade, preparando os profissionais da área e a população a proceder em caso de acidente real de grande magnitude.
O secretário de Habitação Rodrigo Scopel deseja que o evento se torne uma referência para outros municípios agirem em situações semelhantes. Ele informou que a equipe de preparação do simulado visitou 119 residências e cerca de 231 pessoas do bairro Santa Luzia se cadastraram para participar do simulado. “Queremos fazer uma simulação o mais próxima possível da realidade para preparar nossa equipe para atuar com eficiência em casos reais”, disse.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Patrick Scopel, o exercício simulado visa preparar os profissionais da Defesa Civil para atuar em situações de calamidade, além de aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes em áreas vulneráveis. “Vamos desenvolver atividades reais de preparação para desastres que vão desde a emissão do alerta com a evacuação das casas até o atendimento às vítimas”, explicou.
Durante o exercício serão dadas orientações às famílias sobre como agir em caso de chuvas fortes, com a distribuição de material informativo. O ponto alto do exercício será a simulação de um resgate de duas vítimas, sendo uma de deslizamento e outra de um desabamento feito pela equipe K-9 de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. “Queremos nos prevenir e estar bem preparados caso tenhamos que enfrentar calamidades provenientes de fortes chuvas a exemplo do que ocorreu no ano passado”, finalizou o subtenente.
A ação faz parte do Programa de Capacitação da Defesa Civil Estadual e irá envolver equipes de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Grupo de Escoteiros e algumas secretarias municipais, a fim de colocar o Plano de Contingência em ação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino