Secretaria de Agricultura promove terraplanagem na estrada de Santa Maria
A prefeitura municipal de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura tem realizado a manutenção e reforma sistemática das estradas vicinais. Esse é um trabalho importante para beneficiar as famílias que fazem da agricultura o seu meio de sustento, possibilitando a elas chances de mobilidade, crescimento pessoal, econômico e social.
Essas intervenções feitas nas estradas são constantes e possuem relevância no desenvolvimento sustentável do município. As vias passam por um trabalho de terraplenagem completo, inclusive com a incorporação de solo brita, dando a elas o aspecto de asfalto.
Na última terça-feira (02/09), uma equipe de terraplanagem composta por patrol, escavadeira, carro-pipa e um rolo compactador estava a todo vapor na estrada de Santa Maria, na região conhecida como Goiaba. O agricultor Antônio Luis Sfalsin, 86 anos, comemorou a intensa movimentação das máquinas na estrada que passa em frente a sua propriedade.
Ele espera que os atoleiros sejam coisas do passado e que a partir de agora o tráfego possa fluir livremente. “Essa obra é importante para os caminhões de leite que circulam e a partir de agora levar os doentes para tratamento não será mais problema”, falou.
O secretário de Agricultura, Almir Viana, explica que recuperar e manter 100% das estradas vicinais em ótimo estado sempre foi uma prioridade. Isso é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um município com influências rurais como Aracruz.
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura atualmente o município conta com 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais, que auxiliam no escoamento da produção agrícola – cafeicultura e fruticultura – e pecuária.
“O mau estado das vias acarreta prejuízos como perda de produtos perecíveis, ausência de alunos e professores nas escolas, impossibilidade de atendimento médico, aumento dos custos nos transportes de produtos agrícolas, além de estimular o êxodo rural”, explicou o secretário.
Vianna conta ainda que essa era uma demanda antiga dessas pessoas e as obras estão sendo comemoradas. “O beneficiamento de estradas, facilita o escoamento da produção agrícola, conserva veículos e equipamentos. Condições fundamentais para a nossa permanência aqui”, explicou o secretário.
Incentivo aos cafeicultores
Além desse trabalho constante de recuperação das estradas, a Secretaria de Agricultura apoia também os produtores de café. Todo o período que antecede a colheita, a Secretaria promove a recuperação das estradas internas das propriedades, sem custo, para ajudar aos cafeicultores.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público