Escolas da rede municipal de Aracruz se destacam no Ideb

A Secretaria de Educação (Semed) celebrou o resultado obtido pela rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Das 23 escolas de Ensino Fundamental avaliadas, 17 atingiram a meta projetada, o que representa 73% das escolas e 09 escolas alcançaram o IDEB acima do índice municipal. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A fórmula para o sucesso, segundo a secretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral, atende pelo nome de dedicação e trabalho. Ela crê que o desempenho alcançado por Aracruz foi resultado de ações efetivas, como a implantação da Educação de Jovens e Adultos – EJA no turno diurno; coordenação de área (6º ao 9º ano) e ao acompanhamento sistematizado às escolas.
“A conquista é fruto em especial ao empenho dos professores pelo trabalho que desenvolvem em sala de aula, aliado ao comprometimento das equipes gestoras das escolas”, informou Acácia.
Aracruz teve o melhor IDEB 2013, em relação às redes de ensino da Grande Vitória e aos municípios vizinhos de Fundão, Linhares, Ibiraçú e João Neiva. Em relação ao Ensino Fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), das 23 escolas avaliadas, 17 atingiram a meta projetada para sua escola, o que representa 73% das escolas, e 12 atingiram a meta estabelecida para o município que era de 5,7, representando 52%.
As escolas Placidino Passos, Professora Bárula Neves dos Santos, Nova Santa Cruz, Honório Nunes de Jesus, José Marcos Rampinelli, Eurípedes Nunes Loureiro, Coqueiral, Álvaro Souza, Esther Nascimento dos Santos, Marechal Costa e Silva e Maria Inês Della Valentina, destacaram-se pelo crescimento em relação ao IDEB anterior.
Outro ponto positivo foi que oito escolas que atingiram o IDEB acima do índice municipal (5,9): Marechal Costa e Silva (6,8), Professora Bárula Neves dos Santos (6,8), José Marcos Rampinelli (6,6), Placidino Passos (6,5), Professora Maria Inês Della Valentina (6,3), Luiza Silvina Jardim Rebuzzi (6,3), Ezequiel Fraga Rocha (6,3), Coqueiral (6,3), Eurípedes Nunes Loureiro (6,1).
Na Rede Municipal de Aracruz, Ensino Fundamental, nos anos finais (6º ao 9º ano), os números também surpreenderam: das 10 escolas avaliadas, 03 atingiram a meta projetada para sua escola, o que representa 30% das escolas e 02 atingiram a meta estabelecida para o município que era de 4,7, representando 20%.
As escolas Placidino Passos, Santa Cruz, Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, Ezequiel Fraga Rocha, Esther Nascimento dos Santos e Eurípedes Nunes Loureiro destacam-se pelo crescimento em relação ao IDEB anterior. Vale ressaltar, que nessa categoria 04 escolas atingiram o IDEB acima do índice municipal (4,5): Luiza Silvina Jardim Rebuzzi (5,7), Santa Cruz (5,0), Ezequiel Fraga Rocha (4,6) e Placidino Passos (4,5).
Como calcular
O Ideb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação), médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP e a correção do fluxo escolar. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, feito anualmente pelo INEP.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para IDEB’s de escolas e municípios) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no caso dos IDEB’s dos estados e nacional.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos