Meninas de 11 e 13 anos seguem sendo vacinadas contra o HPV
A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada na prevenção do câncer de colo do útero, pois desde que a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou, 1.547 meninas já foram vacinadas. O público-alvo são adolescentes, entre 11 e 13 anos, que tomaram a primeira dose em março desse ano. A vacina, que passou a integrar o calendário de imunização, protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns que causam o HPV.
A aplicação da vacina está ocorrendo em todas as escolas da rede pública e privadas e também nas Unidades de Saúde, até o dia (30/09). As adolescentes vão receber também orientações sobre a necessidade de prevenir o câncer de colo do útero.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, alertou sobre a importância dessa segunda dose da vacina. "É essa dose que irá garantir que as adolescentes fiquem efetivamente protegidas contra as quatro variações do vírus que causam o HPV. Sem essa continuidade, a vacina não surtirá nenhum efeito", explicou Valquíria.
Ela aproveitou para esclarecer aos pais, que eles não devem ter receio algum sobre a vacina, pois ela já foi comprovadamente testada e a mesma apresenta 99,9% de segurança. Segundo ela, algumas contraindicações que podem acometer algumas meninas são psicológicas e já esperadas. É essencial que as adolescentes e os responsáveis fiquem atentos para não deixar de se proteger contra o HPV e recebam a vacina dentro do prazo", conclui a coordenadora da Vigilância.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, na primeira etapa da vacinação 2.219 meninas foram imunizadas contra o HPV totalizando 99,68% de cobertura. O Ministério da Saúde, enfatiza a importância de cumprir o prazo entre uma dose e outra, mantendo o cartão de vacinas atualizado.
Garotas que completaram 11 anos e que ainda não receberam a primeira dose da vacina, podem também se dirigir aos postos de saúde para serem imunizadas. As vacinas já estão disponibilizadas no calendário de rotina de vacina das Unidades de Saúde de Aracruz.
Para que a imunização seja completa, os pais devem ficar atentos para a última dose da vacina contra o HPV, que deve ser tomada cinco anos após a segunda dose.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento