Petrobras realiza exercício simulado de emergência em Aracruz

Publicado em: 25 de junho de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Petrobras realiza exercício simulado de emergência em Aracruz

Uma equipe da Petrobras realizou na manhã de hoje (25) na localidade de Balsa em Aracruz, o exercício simulado de emergência de toque de óleo na costa, ao norte da foz do rio Piraquê-Açu. Esse exercício visa à manutenção da capacidade de reação da empresa a eventual emergência e foi acompanhado por técnicos da Petrobras do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, do IBAMA, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IEMA) e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz.

Uma equipe do Centro de Defesa Ambiental (CDA) esteve em Aracruz realizando o exercício de limpeza e monitoramento da área. Assim como no cenário em alto mar, não há óleo, na simulação foram utilizados materiais apropriados. A limpeza foi realizada por profissionais treinados e com todos os equipamentos de segurança. Segundo o gerente administrativo, Eliezer Queiroz, o procedimento visa mostrar como é feita a retirada do material. “Nossa intenção é limpar o local e mostrar como retiramos o produto sem deixar que cause danos a natureza e não atinja o manguezal”.

Simultânea a esta operação a Petrobras simulou uma ocorrência no campo de Golfinho, localizado no litoral norte do Estado. Além do sobrevôo de helicóptero no local a empresa utilizou duas embarcações, uma delas especializada em recolhimento de óleo no mar, que fica permanentemente à disposição na região, e outra de apoio. Neste exercício simulado, onde não há óleo no mar, foram lançadas barreiras oceânicas de contenção e utilizados equipamentos para simular o recolhimento de óleo.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto, é muito relevante a Prefeitura acompanhar esta operação porque além de estar acontecendo no município, o local é uma área de reserva de um manguezal. “O Manguezal é um berçário para muitas espécies de flora, peixes e crustáceos e a consequência de um derramamento deste no mangue acaba com todo o ecossistema. O óleo degrada a qualidade de vida no local”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: